Não há comparação entre actividades desportivas e arte. Começo por afirmar que não há control anti - doping no ballet nem no teatro...
Dopagem é o uso no domínio específico ou restrito da medicina desportiva, é a utilização de substâncias proibidas no desporto que podem tornar o atleta mais forte e mais rápido sendo considerado uma espécie de trapaça e sendo proibido em torneios e campeonatos, por promoverem o aumento ilícito do rendimento do atleta, humano ou animal.
O que se passa algumas vezes nos cavalos de toureio, é o uso de anti-inlamatorios, e esses produtos são só, uma das classes de medicamentos mais usadas no mundo, sendo especialmente eficazes no tratamento das inflamações a nível osteoarticular.
Todos os anti-inflamatórios apresentam três efeitos básicos: Antipirético (abaixa a febre), analgésico (reduz a dor) e anti-inflamatório.
Não há ninguém que não use para si próprio estes produtos, alguns deles vendidos sem receita médica. A própria aspirina é usada como anti-inflamatório nos humanos e nos cavalos. Os atletas usam ou porque têm alguma musculo ou tendão inflamado, ou porque sofrem de sindroma gripal ou pura e simplesmente porque têm dores, e estes produtos só por si, não são proibidos.
Quem de nós nunca usou estes produtos, para poder ir trabalhar, para ir a uma festa ou para irem á caça ou pura e simplesmente para se sentirem melhor ???
Se tivesse que haver algum control nas corridas, o mesmo devia começar pelos toureiros, não vá haver quem cheire umas linnhas de coca antes das corridas.
Quanto ao uso vulgarizado de martingalas, estou á vontade para falar porque sempre manifestei a minha opinião contra, mas sempre achei que há e ouve casos em que se justificou esse uso. Estou a lembrar-me do cavalo "Herói" de João Salgueiro e do "Chinelo" de Mestre David Ribeiro Telles. Bastava olhar para o pescoço dos dois cavalos citados para perceber que não era falta de equitação... Se nos cavalos, a usança de martingalas não é o ideal, por se considerar que têm que ver com dificiente equitação, também as trelas com que arrastam os cães pelas ruas, são deprimentes e demonstram que o cão não está ensinado, para já não falar das castrações de cães e gatos.
Resumindo, na minha opinião, a polémica do doping e das martingalas nos cavalos de toureio, não faz sentido...