MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Grupo das Caldea visto por Lara vicente



O actual grupo das Caldas da Rainha surgiu a 15 de Agosto de 1993.



Um grupo que tem como lema que o importante não é pegar muito, nem somar corridas só por somar, visto que o grupo era muito jovem e com pouca experiência o essencial era crescer com espírito próprio, criar personalidade e uma alma de grupo que seja espelho de virtudes, de domínio técnico, de valor e arte!
Falamos de um grupo com provas dadas no mundo da forcadagem, onde registamos corridas de êxito conquistado pelos mesmos, como foi o caso do concurso de ganadarias da 4' corrida da TVI nas Caldas da Rainha, sendo assim um grupo que marcou presença em praças como Nazaré, Abiul, Cartaxo, Sobral de Monte Agraço, Tomar, Arruda dos Vinhos, Figueira da Foz e como não podia deixar de nomear no Campo Pequeno onde o grupo pegou e encantou.
Isto tudo para mostrar o que muitos se esquecem pela sua fraca e curta memória.
Não é a primeira vez que realço o facto de que existem grupos de história e mérito e sem oportunidade, os amadores das Caldas infelizmente é mais um grupo desse lote.
Era importante os nossos empresários terem em atenção, que é importante para as nossas praças assim como para o agrado do aficionado uma maior diversidade de grupos nos nossos cartéis e não ser mais do mesmo como já vem saindo hábito nos últimos anos.
Está é um início de temporada que até tem sido uma chapada de luva branca daqueles grupos que menos oportunidades têm mas depois são eles que marcam a diferença em praça.
Em relação aos amadores das Caldas fico feliz por marcarem presença no dia 1 de Maio na Palha Blanco, mas ao mesmo tempo desiludida por não terem sido logo a primeira opção e sim pela situação em questão, contudo desejo que seja uma tarde de sucesso e triunfo como o grupo merece.
Aproveito ainda para dizer que tive o privilégio de conhecer Francisco Mascarenhas o actual cabo do grupo, um homem de educação única, valores, e acima de tudo de amor aos toiros e ao grupo, e é com satisfação que o vejo dizer que a maior mensagem que passa aos seus forcados é "o grupo tem uma identidade, e um caminho a trilhar", sem dúvida quando o comandante é bom o barco só pode ter o melhor destino.
Desta forma quero pedir como aficionada, que os amadores das Caldas marquem presença nas nossas praças com mais regularidade e não sendo escolhido como segunda opção uma vez que são um grupo merecedor de ser uma das primeiras isso sim.
Aos amadores das Caldas desejo o melhor!


Saudações taurinas


Lara Veiga Vicente