MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Coudelaria Helena Nabeiro Tenório..

 

Casa Bastinhas na Golegã


 

Como habitualmente a família Bastinhas marcou presença na Feira do Cavalo que todos anos tem lugar na vila da Golegã. Nesta edição da feira o casal acompanhado dos filhos, noras e netas inaugurou a sua caseta, representativa da ligação do apelido Bastinhas com a tauromaquia e o mundo do cavalo, neste caso através da coudelaria de "Helena Nabeiro Tenorio". Quanto á caseta, uma das mais visitadas do certame, teve no projecto e decoração a assinatura de Helena Nabeiro Tenorio. 



 
No tocante á Coudelaria foi fundada no ano de 2000 e tem como base um grupo de éguas de raça lusitana, procedentes das coudelarias “Sommer de Andrade”, “Ortigão Costa” e “Viscondessa dos Olivais” sendo os garanhões o “Queimadoro” ferro “Ortigão Costa” e “Nilo” ferro “Pinto Barreiros” ambos das quadras de toureio de Joaquim e Marcos Bastinhas. A coudelaria "Helena Nabeiro Tenorio" encontra-se sediada no “Monte de Belver”, na estrada que liga Elvas a Olivença. Actualmente esta coudelaria de Helena Nabeiro Tenório, a qual ostenta o ferro de seu sogro Sebastião Tenório, conta com um efectivo de dez éguas de ventre, ostentando todas elas já o ferro da casa Bastinhas. Vocacionada sobretudo para o cavalo de toureio conta também já nas arenas com o “Cartier”, “Eneias” e “Ellora”, todos eles “Puro-Sangue Lusitano”.