MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

P'ra que... - Isabel Palha Figueiredo...

"P'ra que a terra não esqueça..." uma SENHORA que em tudo personifica o amor á tradição



Conheço a SENHORA Dª Isabel Palha de Figueiredo desde há muitos anos, e ao longo desse tempo alicercei com ela uma forte amizade, que veio a criar laços ainda mais fortes depois desta Senhora ter contraído matrimónio com o meu especial amigo Dr. Filipe Figueiredo ( Graciosa).

Toda a minha amizade neste caso concreto, sustenta-se - além da formação moral e cívica da pessoa em causa - no seu amor á tradição, ás coisas do campo, ao cavalo, aos toiros, ao bem receber, á preocupação constante com o bem estar dos que a rodeiam sem excepção, á cultura gastronómica Portuguesa, mergulhando  tudo isto numa Portugalidade indomável.

Vê-la montar na Golegã de forma tradicional ou  á Amazona sempre com a figura correcta, e a forma como se apresenta, é só o reflexo da sua paixão pelo cavalo que se vê melhor nas maneiras como limpa, lava e arreia as suas montadas em casa, antes e depois de as trabalhar.

O seu conhecimento da equitação, do cavalo, da equitação e do toiro, são maiores que a sua humildade que é imensa, e nunca por nunca ser se refere desrespeitosamente a cavaleiros ou toureiros menos aptos.

A sua magia na cozinha, leva aqueles que recebe em sua casa aos cheiros e sabores que Eça de Queirós tão bem descreve na sua obra.



A energia desta SENHORA, permite-lhe ser mãe, esposa, dona de casa, amiga de eleição, cavaleira de talento e sabedora, sem que nenhuma destas missões seja subalternizadas.

Chegámos a tourear juntos a cavalo, e desse tempo só guardo o ridiculo da minha figura e o seu talento para  arte de tourear a cavalo, como guardo também o facto de ter sido ela a vulgarizar a saia calça no traje á Portuguesa. com o que isso tem de positivo para a preservação da nossa cultura.

 

A minha amiga e SENHORA Dª Isabel, é hoje um ícone da Golegã e de tudo o que diz ao Portugal de outras eras, e por ser assim, escrevi este pobre texto, contra a sua vontade, "PR'A QUE A TERRA NÂO ESQUEÇA..."