A humildade e modéstia deste homem é impressionante, mas sempre que fala de cavalos e de equitação, percebe-se um saber sólido apoiado na sensatez.
Vasco manuel Ribeiro 5/5/79 Mértola residente em Vimiero na quinta do Espigueiro ( Estremoz) começou a montar com 5 anos devido a seu pai ter um gosto grande pelos cavalos onde teve a ajuda do Sr. Joaquim Verissimo. Aos 16 anos foi para Espanha aprender alta escola com Don Eugênio Macias onde esteve de tratador e desbastador. voltando ao seu (nosso) País com 18 anos, e foi então que abriu o seu centro hípico em Mértola. Depois de trabalhar sozinho para a sobrevivência, apareceu Antonio Ventura em sua casa que lhe pôs um cavalo a desbastar o famoso Ordonez com ferro silveiras .
Desde então conheceu Diego Ventura. Conheceu sua mulher Coralie Baldrey grande cavaleira de Dressage, e mudou-se para o vimieiro onde neste momento tem picadeiro e trabalha em comum com a mulher.
Afirma Vasco Ribeiro : "O facto de ter uma cavaleira de ensino em casa afinou muito a minha equitação que com a ajuda da casa Ventura -onde o conhecimento pelo cavalo é infinito- ajudaram-me muito a evoluir como cavaleiro. Com Diego, todos os dias aprendo".
Hoje por hoje, tem sempre vários cavalos de Ventura para montar, além doutros de vários clientes.
Vê-lo montar é um prazer para um aficionado, porque subjacente ao ensino clássico, vê-se a preocupação do disciplinar das montadas, no difícil equilíbrio que existe entre a sujeição e a liberdade...