MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 27 de março de 2018

Gente diferente - Irmãos Borges...

Gente Diferente

Os irmãos Pedro e Francisco Borges ( Grp de Montemor)



Almas sãs em corpos sãos...

O interesse destes dois irmãos pelo mundo dos toiros vem desde muito jovens, transmitido naturalmenteo pelo pai e pelo tio Agostinho que foram forcados do Grupo de Montemor.

Desde muito jovens que foram educados a perceber o que era a “escola” do grupo de Montemor e a responsabilidade que acarretava envergar a jaqueta encarnada deste grupo Alentejano.

Por motivos profissionais os pais foram forçados a ir viver para o Algarve e o afastamento geográfico ditou também algum afastamento em acompanhar o grupo nas suas façanhas dentro de praça.
Alguns anos mais tarde, mais uma vez por motivos profissionais os pais voltaram para o Alentejo, mas o Pedro por opção continuou a estudar e viver no Algarve.

Embora distante nunca deixou de acompanhar o grupo pois sabia que o irmão começava a dar os primeiros passos nos treinos e na formação infantil, para alem disso o Pai voltara a seguir o grupo com mais assiduidade e falava regularmente com ele por telefone acompanhando assim o que ia acontecendo.


Nesta altura já treinava kickboxing e começou a competir a nível nacional e internacional.
Desde jovem que sempre esteve ligado ao desporto começando pelos trampolins passando pelo futebol mas a sua paixão sempre foram as artes marciais.

Depois de cerca de 10 anos a competir em kickboxing, em que representou varias vezes a selecção nacional de seniores, arrecadando mais de uma dezena de títulos, entre eles 4 de campeão nacional, 2 de campeão ibérico, 3 de vice-campeão internacional e 2 duas medalhas de bronze internacionais.


Depois de deixar o percurso de atleta de alta competição começou a trabalhar como animador turístico a “full-time” e como duplo de cinema/TV em “part-time”. Hoje em dia a sua ocupação profissional já é somente a de duplo de cinema/TV na empresa MAD Stunts. Os pontos altos da carreira que teve como duplo foram sem duvida a serie televisiva “Lua Vermelha”, o programa da SIC “Portugal Tem Talento” e mais recentemente uma serie Francesa sobre a historia do Rei guerreiro “Ulisses” e o filme “Night Train To Lisbon”. Conta já com cerca de 60 participações em diferentes produções nacionais e internacionais bem como campanhas publicitarias e espectáculos ao vivo.






Só aos 27 anos começou a sua “carreira” como forcado no grupo de Montemor.

Decidiu que ia começar a seguir o grupo a serio e aspirar a ser forcado amador daquele que o Pedro considera o melhor grupo do mundo, após um jantar em Évora após a celebre corrida em que o grupo pegou a solo 6 toiros da prestigiada ganadaria Palha em 2009.



Foi em Alpalhão a 4 de Abril de 2010 que se fardou pela primeira vez pelos amadores,


Pegou pela primeira vez pelo grupo a 17 de Junho de 2010 em S. Cristóvão um toiro da ganadaria Brito Pães á segunda tentativa.


Treina diariamente 1 a 2 vezes por dia 6 dias por semana, para alem da componente física ser importante no seu trabalho como duplo, considera também muito importante não descurar a parte física como forcado pois se tiver melhor fisicamente será mais fácil desempenhar as funções no grupo.

Actualmente a sua função na formação do grupo em praça é mais de ajuda, embora pegue um toiro ou outro de vez em quando.

O Francisco foi forcado práticamente desde que nasceu.  Acompanhava muito o pai aos treinos do Grupo de Montemor e quando saía uma vaquinha mais pequena os mais velhos do grupo "apertavam" com ele para pegar, isto quando tinha 9/10 anos. Depois pegava também habitualmente na garraiada de Setembro em Montemor.




Com 12/13 anos começou a treinar mais a sério e já com o objectivo de ser forcado. Fardou-se a primeira vez de Forcado com 13 anos, dia 30 de Junho de 2006, em Évora. Pegou também em Évora o seu primeiro novilho, pelo grupo juvenil, à 4ª tentativa. A primeira fardação pelo Grupo "sénior" foi também algo precoce, tinha 14 anos e foi no ano seguinte, dia 29 de Julho, nas Alcáçovas. Nesse ano estreeou-se a pegar pelo Grupo amador, ainda sob o comando do Guiga.
Esta será a sua 9ª época como forcado. Até este momento tentou pegar dezenas de toiros quase sempre á 1ª. 


Sempre praticou desporto , inicialmente por necessidade, por ter asma alérgica e os médicos sempre recomendaram que o fizesse. O primeiro desporto que praticou foi natação, precisamente por indicação médica. Passado uns anos, começou a praticar futebol e só depois descobriu o rugby, modalidade em fez grandes e bons amigos. 

O seu trajecto no rugby iniciou-se no CRÉ, Clube de Rugby de Évora onde jogoui até aos sub-18, depois esteve 2 anos a jogar em Agronomia e regressou para a equipa sénior do Clube de Rugby de Évora. Fez parte da seleção até aos sub-18 mas depois de uma lesão contraída a pegar nas Caldas da Rainha, acabou-se a selecção.
Acabou o curso de Marketing e Publicidade em Lisboa sem nunca ter perdido nenhum ano.


 O percurso destes dois irmãos é um exemplo de vida. Num mundo de desvarios prova-se pelos curriculum dos Borges, que as loucuras saudaveis não interferem no trajecto de vida responsável, ao mesmo tempo que molda personalidades sem complexos e com alegria de viver que advém de várias realizações pessoais.
Quanto ao Francisco como forcado, faz-me lembrar o José Caraça, o Trepa e mais alguns que com baixa estatura inspiraram com certeza o adágio popular que diz " Os homens não se medem aos palmos... ". Que grande alma de forcado existe no corpo do Francisco...
 A vida para gente como os Borges foi feita para viver com intensidade, e neste caso concreto acresce o facto de honrar com galhardia a tradição familiar, e é por constatar o que acabo de escrever que afirmo sem dúvidas, que o Pedro e o Francisco, são efectivamente gente diferente, e demonstram que o desporto é uma escola de vida.

ALMAS SÃS EM CORPOS SÃOS!!!