MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 20 de março de 2018

GENTE DIFERENTE

Irmãos Vasco e José Maria Bettencourt




 
Em vários grupos de forcados encontramos dois irmãos a pegar, e há mesmo casos de irmãos a pegar em Grupos diferentes.
Estes dois irmãos têm para mim a particularidade de eu os ter visto nascer como forcados porque assisti ao seu primeiro treino no Ap. Moita.
Daí em diante acompanhei a sua progressão como forcados como homens, num universo para eles desconhecido, já que vinham da grande cidade para uma terra tão característica e com tanta personalidade como é a Moita do Ribatejo.
Por uma questão de principios e dada a convivência que traziam das camadas jovens do Rugby - esse desporto único -, foram-se afirmando como homens de corpo inteiro e a humildade moldou-os como forcados disponiveis, que sempre puseram o Grupo acima dos seus interesses sem nunca entrarem em intrigas, antes pautando a sua conduta pela nobreza e pela lealdade.
O Zé Maria revelou-se um forcado de rara técnica e o Vasco um ajuda abnegado.
Á medida que o tempo foi passsando, a humildade manteve-se e nem o facto de serem dos mais antigos lhes alterou uma postura que os levasse a reinvindicar ao de leve um estatuto que sempre fizeram por merecer, ainda que O zé Maria tivesse sido cabo dos juvenis e seja hoje o cabo incontestado do AP Moita.
Gente assim, enriquece qualquer Grupo. A formação moral aliada á disponibilidade, definem os forcados sérios que mais não querem do mundo dos toiros que pegar e fazer amigos, já que a sua realização pessoal ultrapassa o circulo de uma arena.
O seu exemplo encosta na direção do passado do grupo fundado pelo Dr. José Manuel Pires da Costa.
Vê-los na praça ou fora dela com a mesma postura senhorial ou acompanhá-los nas suas loucuras próprias da idade, leva-nos a concluir que tipos assim reflectem o sentir de uma raça que por vezes tem perdido a noção da história  que transporta, de um País com oito séculos.
Ao falar destes dois irmãos, não posso esquecer o papel dos pais no seu acompanhamento, exemplo total do que é importante a instituição "Familia" na formação dos jovens.
O Vasco e o Zé Maria são dois amigões, e ainda por cima são do Sporting...