MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

O Mundillo e o Futebol...

As envolvências dos mundos do FUTEBOL e da FESTA têm muito em comum

Resultado de imagem para futebolResultado de imagem para touradas

Estes dois mundos são fascinantes e muito apetecíveis para quem é cioso de consideração pessoal, e ao mesmo tempo são mundos com extraordinária visibilidade e de fácil acesso.
Sempre foi assim, os mundos do Futebol e da Festa podem dar protagonismo àqueles que dele não fazendo parte integrante, podendo estes, deles tirar dividendos sociais se estiverem em determinados sítios.  O que acabo de afirmar é uma constatação que atravessa transversalmente todos os quadrantes sociais, porque em todos os quadrantes sociais há gente bem, muito bem ou razoavelmente bem na vida que não é reconhecida socialmente como julga merecer. 
Quando comecei a publicar fotos de pessoas conhecidas nas corridas e festas de cariz taurino ( hoje prática corrente, que pela minha parte abandonei, embora saiba que dá muitos "Likes"), previ o resultado, por ter a certeza de que a vaidade dá a sensação subliminar de que quem aparece é gente do alto, e se tiver uma máquina fotográfica á tiracolo ou um bloco de notas e respectiva esferográfica, ainda se julga mais, e se tiver cartão de trincheira está no céu... falamos, especificamente, da ilusão que é o resultado da vaidade que escraviza e individualiza o homem, cerrando as possibilidades de aperfeiçoamento e aprendizagem pessoais, indispensáveis à evolução espiritual e entendimento  dos mundos desportivos ou taurinos em que estamos ou queremos estar inseridos. Muitos (as) vivem hoje num mundo cercado pelo imediatismo e o "faz de conta" da vida onde se ignora, muitas vezes aquilo que o circunda por parcial ignorância , ou seja, num mundo em que os valores morais são colocados em segundo plano pela necessidade exacerbada de protagonismo e sucesso do próprio eu. 
Ser chefe do departamento de futebol nem que seja duma equipa da 3ª divisão distrital dá estatuto, e Presidente nem que seja dum clube de bairro... nem se fala.
Ser uma sombra ainda que esbatida, de um toureiro ou de um grupo de Forcados, dá estatuto, e se no Mundillo tens um blogue taurino ou és fotografo... então nem se fala.
É evidente que quando se busca protagonismo com humildade, daí não vem o mal ao mundo, o pior é o autoritarismo fútil, ou pior ainda a deprimente agressividade em registo insultuoso tipo peixeirada...
Cada um é como é. Também eu já passei por fases que acabo de retratar, mas depois li e fui com toda a humildade - para ser menos papalvo - aprendendo com quem sabia todo o pouco que sei hoje...