MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018


ANTI-TAURINOS NÃO É UM PROBLEMA RECENTE!........

Resultado de imagem para d. carlos 3º
Carlos 3º tinha mesmo cara de parvo…
O Conde de Aranda, ministro de Carlos III, inimigo das corridas de touros, por diversas vezes aconselhou o soberano, a suspender as mesmas. Apoiado pelo Duque de Alba, conseguiram que o Rei, mandasse publicar, a 14 de Novembro de 1785, a pragmática «sanción» proibindo a festa de touros de morte em todos os «pueblos del Reino», á excepção dos tinham autorizaçâo perpétua e temporal, com destino público dos seus rendimentos piedosos. 
Carlos III morreu três anos depois de promulgar tal decreto. 
Quando da subida ao poder de Carlos IV, consequentemente ao trono, foram celebradas corridas reais, e desde aquele momento a proibição ficou anulada, tendo entâo o espetáculo taurino tomado grande incremento, o qual o Rei via a gosto. Como se deduz, nâo de agora toda esta celeuma resultante de anti-taurinos. 

Nós venceremos!...…

MOITA DA CRUZ