MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Apresentaçao do dia da tauromaquia - Esclarecimentos...

Esta apresentação foi feita com pompa e circunstancia e ainda bem…
















Quanto ao programa não há nada a dizer, no entanto faltaram esclarecimentos.
 Ninguém justificou como devia o toureio a cavalo a duo. Dizer que este passou de moda por falta de interesse do público, não é certo, tanto mais que a arte é eterna, e neste caso como noutros quando bem executado era e é lindo de se ver . Lembram-se dos espectáculos empolgantes que  recentemente nos proporcionaram os irmaos "Ribeiro Telles" ???? E das lides a duo desenhadas por A. Domecq e M. Vidrié nomeadamente em V. Franca e Moita ??? E de J. Moura e Domecq em Madrid ??? e dos irmaos Peralta ??? E de quase todas em que participava José Maldonado Cortes ???
Para tourear a duo bem, é fundamental entreajuda e que nenhum dos cavaleiros queira impor o seu estilo ao outro, sendo que um deles com mais apurado sentido de lide comande as evoluções na praça e o outro consinta para bem do espectáculo. 
Hoje, limitam-se á piroseira vulgar de rodar os cavalos cabeça com cabeça muitas vezes de forma atabalhoada, e depois cada um segue o seu caminho.

Quanto aos forcados deviam ter dito ontem quem são os grupos que vao estar representados, e não há que criticar os que não vao, são Amadores não vao porque não querem e ponto…
Quanto ao não serem convidados os Grupos não associados, não se compreende tanto mais que alguns por Espanha e França somam mais corridas no fim da temporada do que muitos Associados, o que reforça a sua representatividade.

Da outra vez critiquei o nome escolhido e foi alterado este ano, citiquei a falta da Capea Arraiana e foi introduzida no programa deste ano,  espero bem que no próximo evento os não associados sejam lembrados...