MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Tauromaquia - Dia dos Namorados (as)...

Por ser dia dos Namorados (as), resolvi tipificar e agrupar estes, á luz da tauromaquia, do meu pensar e sentir e da experiencia de tantas décadas…

Resultado de imagem para tauromaquia dia dos namorados



Começo pelas namoradas, que podem ser : Passivas, Exibicionistas e Fúteis, Ciumentas, Participativas, Presenciais de Adorno e Discretas e Entendidas…

PASSIVAS:

Alinham com os namorados nas corridas e outras manifestações taurinas por obrigação. Dão jeito para conduzir o carro de volta á casa…

EXIBIOCINISTAS e FÙTEIS : 

Exibem uma toilette nova por corrida, cumprimentam toda a gente que passa na trincheira até os areneiros, poem-se de pé várias vezes durante a corrida pra compor o decote e não só, e ficam frustradas quando não aparecem nas colunas sociais dos espaços da imprensa taurina. Estas namoradas ficam caras…

CIUMENTAS :

Estão na praça, no campo ou na festa, sempre a ver onde estão as mulheres com quem o seu homem andou, e uma vez identificadas as ditas, fazem comentários do tipo : "fulana está tão gorda" ou " o tipo que está com cicrana tem um péssimo aspecto"...
Estas são como a psoríase, chateiam e não têm cura..  

PARTICIPATIVAS:

Gostam do que vêm, sabem umas coisas mas falam de mais…
Vá là, vá lá… Não são das piores... 

PRESENCIAIS DE ADORNO :

Bonitas, bem vestidas e discretas, dizem 10 palavras por corrida e sacodem levemente duas vezes a caspa do blusão ou do casaco do companheiro por corrida, sorrateiramente dão um beijo na cara do namorado ao intervalo quando ambos se põem de pé… Cuidado porque podem ter um cheirinho Antitaurino.
São das mais cómodas…

DISCRETAS e ENTENDIDAS

Atenção  Trata-se de um gruo em vias de extinção. São exactamente  discretas e entendidas, e só…
Quem tiver destas, estime-as…

Os namorados podem ser: ALARVES, FRUSTRADOS, BEBEDANAS, FACCIOSOS, FOLCLÓRICOS e EUCADAMENTE AFICIONADOS.

ALARVES:

Antes da corrida, ao jantar ou almoço, comem e bebem vinho ou cerveja como se não houvesse amanhã. Por cima arrimam-lhe dois ou três Whiskies em balão e uma charutada. Durante a corrida arrotam e peidam-se e já vi alguns a vomitar nas bancadas…
Um namorado destes envergonh a companheira..

FRUSTRADOS :

Diz mal dos toureiros, dos Forcados, dos Bandarilheiros, dos toiros, do ganadero, dos campinos, do empresário dos fotógrafos, da banda, da imprensa e até dos areneiros.
Chama "estúpida" pelo menos duas vezes por corrida á companheira, e no mesmo espaço de tempo diz pelo menos 10 vezes que os verdadeiros inimigos da FESTA estão dentro dela.
A estes aconselho vivamente um psicólogo.

BEBEDANAS :

Antes do espectáculo começar já mamaram 4 mnis. Durante a corrida mamam uma caneca por toiro e entre cada toiro incomodam toda a gente para ir abastecer e mijar.
No fim só saem dos arredores da praça quando os seres vivos ali restantes se resumam aos pássaros que dormem nas arvores. Vão de táxi pra casa…
A namorada já foi há muito tempo.


FACCIOSOS:

Veem o seu toureiro ou o seu grupo com óculos dos "super dragões" ou dos "Name" ou da "Juventude Leonina".
Pra estes não há pachorra, nem namorada que os ature…

FOLCLÓRICOS :

Vão ás corridas para se divertirem, e dizem uma bocas em voz alta convencidos que têm graça, mas só fazem rir meia dúzia de papalvos e ainda ouvem : "Cala a boca ursoooo…."
Prás namoradas nem são boas nem más companhias…

EDUCADAMENTE AFICIONADOS

Grupo em vias de extinção.
São bons namorados...