MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Para ti Filipe Graciosa - Portugal vive uma crise de valores

A amizade verdadeira, a gratidão e o respeito, deram lugar á leve e muitas vezes falsa amizade, á ingratidão que passa por cima de tudo e todos, e ao desrespeito…


É evidente que, a crise globalizou-se e faz parte da época em que vivemos no mundo civilizado, não é só em Portugal. No entanto, como sou doutra geração, assalta-me por vezes a revolta perante factos que me ultrapassam.

Quanto ás amizades leves ou falsas amizades, não entendo que se diga de forma leviana : " sou amigo do tipo, mas tenho que reconhecer que ele é um filho da puta, um vigarista etc, etc, etc...
Para os da minha geração, os amigos não têm de feitos e quando os têm diz-se-lhes na cara e nunca fazendo coro com quem diz mal deles. 

A ingratidão 

Ingratidão é uma forma de fraqueza. 
Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato.  A ingratidão é filha da soberba disse "Miguel de Cervantes", e acrescento eu  "porque quando os favores são grandes o mais certo é serem pagos com ingratidão".
A vileza e a ingratidão estão sempre dispostas a vitimarem as pessoas integras com mais valor, por isso é que ser integro e ter valor expõe muito mais os fortes que os fracos.
Não gosto de ingratidão como não gosto de falsidade ou hipocrisia . Não gosto de gente "faz de conta", não gosto de gente que se acha por dinheiro...não gosto de gente sem caractter. Não gosto de gente que se cala ou só fala de costas quentes, de pessoas que tem medo de viver, ou que se acham o centro do mundo.  Gosto de gente que sabe rir, de quem sente, e sente verdadeiro. Gosto de gente que sabe aproveitar a vida. Gosto de quem sabe pensar. Gosto de pessoas autenticas com ideais fundamentados.

Desrespeito

O desrespeito fere as pessoas a que se destina mas também as de sua origem.
Hoje, o desenvolvimento tecnológico permite-nos novas formas de desrespeitar os outros (redes sociais). As formas antigas não perderam atualidade, continuam disponíveis para os nostálgicos, mas acrescentaram-se muitas outras, mais confortáveis e eficazes para quem desrespeita. Ao contrário do que alguns pensam, «respeito» não é sinónimo de «obediência» ou «submissão». «Respeito» é sinónimo de «consideração», é aceitar que os outros, independentemente de se concordar ou não com eles, têm o direito de existir. Desrespeitar é negar o direito de existir, desrespeitar é uma forma de aniquilação moral. As diferenças entre desrespeito e opinião são muito mais concretas do que as apologias do desrespeito querem fazer crer. O desrespeito começa por ser um sentimento e só depois se exprime em palavras ou ações. Quando não é gratuito, o desrespeito nasce de uma dor…
Meu caro amigo, este é o meu pensar. Estejas onde estejas, sabes bem o que eu quero dizer...