Anderson Augusto e Costa - AAC
sortesdegaiola - SG
SG - Anderson, apresente-se e conte-nos como decidiu enveredar pela carreira de fotografo de "SOCIAL"???
AAC - Pra já estou admirado porque o senhor é a primeira pessoa que me trata por você …
SG - É um velho hábito meu… não preciso de tutear quem mal conheço para reivindicar estatuto.
Vamos ao que interessa, conte-nos a sua história.
AAC - Sou filho da marcha, isto é, a minha mãe fazia parte do elenco da Marcha do meu bairro que desfilava na avenida, que ensaiavam á noite semanas a fio. Dias depois do desfile, a minha mãe soube que estava grávida mas não sabia de quem, só soube que o meu pai era o Anderson por este ser o único preto do grupo, quando eu nasci mulato .
O meu pai foi trabalhar para França e nunca ninguém mais soube dele, a minha mãe trabalhava aos dias e tinha um senhor de posição que lhe pagava a renda da casa e a conta da mercearia. Vivíamos razoavelmente e eu andava na escola mas nunca tive grande cabeça pró estudo, até que um dia bati na professora e fugi. Cheguei a casa a minha mãezinha deu-me um enchacal de porrada e pôs-me a trabalhar como ajudante numa oficina. Foi um martírio, todos os dias, por tudo e por nada, levava porrada dos mais velhos, ou porque a chave não era a 16/18 mas sim a 14/16, ou por isto ou por aquilo estava sempre a levar na tromba até que chegou o dia da libertação. Eu conto :
Mandaram-me ir á bancada buscar uma chave de fendas grande, mas como a que eu apresentei não era de estrelas deram-me com ela na cabeça e fizeram-me um galo. Danado, fiz que ía mijar, passei pela divisão onde se mudava de roupa e roubei todo o dinheiro que os gajos tinham nos bolsos e fuji.
A minha mãezinha quando soube teve uma coisa de coração e morreu.
Comecei então uma nova vida, juntei-me á malta do bairro e comecei a gamar e ainda tentei ser chulo mas não consegui. Certa noite gamei uma máquina fotográfica a um casal de camones e comecei a tirar fotos aos meus amigos, ás raparigas lá do bairro e ás velhas que se queriam fotografar com os netos.
Eis senão quando um dia, vinha eu do Campo Grande e ao passar em frente ao C. Pequeno vi um grupo a gritar com cartazes na mão, fui ter com eles perguntei o que era aquilo e eles disseram-me_ Junta-te a nós, grita o que nós dissermos e ganhas 40 euros. Alinhei naquela fantochada e quando aquela malta deu ao slide, comprei um bilhete e fui á corrida que já ía no 2º toiro. Comecei a tirar fotos ás pessoas e um tipo ao meu lado perguntou-me se era para o social de algum "Site" ou "Blogue". Eu disse que não, foi então que o meu vizinho, um tipo porreiro, me explicou tudo, dizendo-me entre outras coisas que o sortesdegaiola não tinha SOCIAL.
Decidi por isso ir á sua procura…
SG - Muito obrigado, mas tome atenção : Só queremos fotos dos sectores 4,5 e 6 a partir da 7 fila e das galeria..