MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 14 de abril de 2019

Crónica do C. Pequeno - Reafirmaçao de Duarte Pinto...

Grupos de Montemor e V. Franca numa noite séria… muito séria mesmo…




Tres cavaleiros com conceitos plenamente definidos, tiveram pela frente um curro bem apresentado de comportamento desigual ( havia toiros de dois sementais ), que proporcionou um espectáculo com momentos de grande emoção sobretudo no que tocou á forcadagem, ao mesmo tempo que, principalmente na 2ª parte, exigiu um toureio sem deslizes, daquele em que os cavaleiros têm que pôr á prova conhecimentos de terrenos e distâncias.  

ANT: RIBEIRO TELLES

Esteve melhor no segundo que lidou que no primeiro. Esse primeiro que lidou tinha problemas, atravessava-se e nunca deixou perceber qual o melhor sitio para ser lidado, no entanto, O mestre esteve com a dignidade que é seu timbre.
No 2º, 4º da ordem, permitiu a A. R. Telles aproximar-se mas daquilo que pode, recordo-me do penúltimo curto que foi extraordinário…

RUI FERNANDES

Com um conceito diferente de toureio dos seus dois alterantes, desenvolveu duas excelentes actuações . A 1ª em crescendo, a 2ª muito mais redonda e variada. Bem montado, cravou ferros com batidas, umas mais cingidas que outras, bem medidas que levaram emoção ás bancadas.
Todos os anos este cavaleiro presenteia os aficionados com o aparecimento de cavalos novos com que isso tem de positivo para a FESTA e para os aficionados...

DUARTE PINTO

O 1º ferro comprido no1º que lidou foi extraordinário, e o 1º do 2º que lidou foi mas que extraordinário... 
No seu primeiro teve uma lide que incompreensivelmente não foi premiada com música.
No 2º, último da corrida, mostrou a razão que leva a ser considerado figura e um dos melhores interpretes do toureio clássico.
Conduzir o cavalo como Duarte Pinto faz sempre só com uma mão, é uma regra bem antiga da equitação toureira hoje cada vez mais caída em desuso. Entrar recto com os toiros e não por linha paralelas é outro conceito raro nos dias de hoje… Por ter demonstrado desde as primeiras vezes que o vi estas preocupações no seus desempenhos, fez com que eu fosse dos primeiros a acreditar nele…

FORCADOS:

Montemor - Francisco Bissaia Barreto, ao primeiro intento, bem como João da Câmara, também ao primeiro intento. Ao segundo intento, pegou Francisco Borges com a garra e técnica que lhe são reconhecidas, com uma extraordinária primeira ajuda de Cortes Monteiro.
Vila Franca - David Moreira e Rui Godinho, à primeira tentativa e Francisco Faria, numa rija pega à terceira…,