MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

P'ra que a terra nao esqeça - Fernando G. Caramelo...

Fernando Garcês Caramelo - Um forcado Beirão e um amigo á antiga…





















Nascido em Mesquitela ( Concelho de Almeida), oriundo de família numerosa ( 10 irmãos), estudou no Liceu da Guarda e depois na Escola Agrícola de Coimbra onde terminou o curso. Como não tinha cunhas seguiu depois  para a Guiné em comissão de serviço durante os dois anos da praxe.

Conhecemo-nos na Escola agrícola em Coimbra, onde a paixão pelos toiros, pelo fado e pelo Rugby nos uniu e tornou amigos. 
Como forcado, além de ter começado no grupo da Escola Agricola - onde aliás começou a maioria dos forcados beirões do meu tempo -, pegou no Grupo dos Académicos de Santarém e no Grupo de Tomar.



Como aficionado, é vê-lo sempre de forma discreta anualmente na feira de Salamanca, nas corridas das Beiras, no Campo Pequeno e nas  principais feiras Ribatejanas.

A personalidade do meu amigo Fernando reflecte o ser e sentir das gentes de Almeida. Ao entrar em Almeida vê-se de caras as portas das suas muralhas.  A localização de Almeida moldou o caráter da sua gente.  A sua gente, que sofreu ataques e destruição ao longo da sua história, tornou-se dura e resistente, mas também sabedora dos benefícios da paz, o que a leva a receber com genuína honradez e simpatia quem quer que venha por bem. O granito que deu forma às muralhas, aos quartéis e às igrejas foi arrancado às encostas que descem até ao Côa. Esse granito omnipresente consubstancia, torna concreta e palpável a forma de ser do seu povo.

O Fernando Caramelo, além de reflectir o sentir das suas gentes,  tem um conceito de amizade que se fundamente no facto de que um verdadeiro amigo é o maior de todos os bens, que eu posso e devo testemunhar, sempre presente de forma incondicional nos bons e maus momentos daqueles que como eu têm a sorte de ser seus amigos. Atitudes de solidariedade que teve para com os Senhores meus pais quando estive na guerra, marcaram a minha amizade inquebrantável por ele que me leva a escrever este apontamento, P'ra que a terra não esqueça...