MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Tauromaquia - A importancia da étca...

Ética é, na filosofia, o estudo do conjunto de valores morais de um grupo ou individuo 


Resultado de imagem para falta de etica

Filosoficamente, a ética não se resume à moral (entendida como "costume", ou "hábito"),  mas busca a fundamentação para o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca dum estilo que tem por base o respeito pelas razoes e que vai para além do que é legal..

Resultado de imagem para falta de etica

A ética, é um conceito, que se diferencia da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão  Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas, a ética depende por isso da dignidade de cada individuo.

No mundo da tauromaquia como em qualquer outro mundo, a ética deve estar presente em tudo, desde os artistas, apoderados, empresários, forcados e associações de classe, de modo a que ninguém seja prejudicado.

É impressionantemente triste de ver a falta de ética que vem imperando no "Mundillo", e é bom não esquecer que, se não formos éticos connosco, não conseguiremos ser com os demais. A ética cabe em qualquer situação da nossa vida, porque é construída no ambiente familiar, cultural, acadêmico e afetivo, no decorrer do desenvolvimento da personalidade. Ela é construída de dentro para fora (endógena).

Para mim, por exemplo, empresários montarem corridas em cima de corridas, apoderados prejudicarem toureiros por vingança, colaborar em publicações taurinas estando no activo ou vetar Grupos de Forcados só por não serem associados, é falta de ética…