O curro lidado, de apresentação justa, deu bom jogo na generalidade. A chamada á praça do ganadero pareceu-me exagerada…..
TIAGO PAMPLONA
Com os cavalos bem postos, desenhou bem as sortes e evidenciou um correcto sentido de lide, resumindo tudo isto num desempenho muito digno marcado pela classe.
Foi uma agradável surpresa para aqueles que como eu nunca o tinham visto…
ANA BATISTA
Foi nos curtos que se encontrou na sua plenitude, numa série em crescendo com o cavalo "Conquistador". O público reconheceu a sua entrega e a raça toureira como reagiu ao acidente recente…
FILIPE GONALVES
Teve bons ferros e bons detalhes, começando com uma sorte de gaiola empolgante, mas não teve uma actuação tão conseguida como a de Tomar porque também o toiro era outro.
Fiquei apaixonado pelo cavalo novo, "alazão", que sacou de bandarilhas. A propósito, há que reconhecer a este cavaleiro o valor pelo numero de cavalos que põe a tourear.
M. TELLES BASTOS
Bem nos compridos e bem nos curtos, embora já o tenha visto melhor esta época. Na minha opinião, sacar como tem feito, no fim das lides nas últimas corridas em que o vi, o cavalo castanho com que ontem rematou a lide, não adianta nada ao que fez antes…
MIGUEL MOURA
O mais novo dos Mouras teve uma das actuações mais destacadas da noite, se não mesmo a mais destacada.
Começou com uma sorte de gaiola brilhante e difícil porque o toiro não saiu franco. Depois no curtos expôs enorme valor, levando alta emoção ao conclave .
Miguel Moura na sua juventude é bom toureiro e é humilde, e com a sua margem de progressão irá muito longe certamente como sempre tenho defendido...
J. SALGUEIRO da COSTA
Sabía que J. Salgueiro da Costa tinha fracturado um pé dias antes nos Açores, mas também sabía que o cavaleiro num arremedo de vontade e toureria ía tourear. O que eu não sabia era que o iria fazer só com um estribo, logo limitado…
A maioria dos historiadores defendem que foram os "CITAS" que viviam a norte dos gregos que inventaram os estribos, e a propósito, para que se tenha a ideia da importância da invenção dos estribos - há quem compare esta aos inventos da roda e da pólvora - que permitiu outra postura aos cavaleiros bem como muito maior efectividade nas ajudas..
É evidente que a falta do estribo tinha que se fazer notar bem como o natural instinto de defesa, por ser do lado onde o toiro rematava que o cavaleio não tinha sequer a proteção do estribo.
Perante estes factos aliado a ter-lhe tocado o toiro menos bom da corrida, a actuaçao foi boa dentro do possível.
FORCADOS 6 Pegas á 1ª...
Tertúlia terceirense - Francisco Matos e Luís Sousa, ambos á 1ª
Amadores do Ramo Grande - César Pires e Manuel Pires, este último chamado aos médios depois da volta à arena.
Amad de Beja - Mauro Lança e Guilherme Santos, também à primeira tentativa.
Manuel Pires - Vencedor do troféu para a melhor pega... |