MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 27 de julho de 2019

Salvaterra - Crónica duma real, corrida REAL...

Tudo o que é Real tem grandeza e é sinónimo de qualidade…




O Prof. Miguel Esteves Cardoso disse um dia que tudo o que é Real é sinónimo de qualidade, acrescentando : " Corremos o País e encontramos o "Ri dos Leitões", o Rei dos Pneus, o Rei dos azulejos etc, e não encontramos o presidente da républica de nada, da mesma maneira que descrevemos um bom jantar como um Real jantar, uma boa… como uma real … e nunca dizemos um republicano jantar nem uma republicana…, da mesma maneira, uma menina bonita parece uma princesa e não parece um filha dum presidente da república…

Partindo deste pressuposto, a Real corrida de Salvaterra tinha tudo para dar certo e deu…
Bom curro (com tranmissao de J. Alves Inácio) bons toureiros com boas ou óptimas prestações, belíssimas pegas… 


Sua Alteza real e meu SENHOR D. Duarte Pio sem medos desceu á arena com a sua Real familia e cumprimentou toureiros e forcados um a um, mostrando o seu incondicional apoio á cultura e tradiçao Portuguesas. recebendo uma enorme e unanime ovaçao do público...

ANA BATISTA

Derramou classe em profusão em todos os detalhes, com belíssimas e inteligentes lides e excelentes ferros em sortes bem desenhadas e superiormente rematadas.
Uma Princesa a cavalo..

DIEGO VENTURA
Mostrou uma vez mais porque é Rei. Sem receios e com entrega total, abriu as duas lides com duas sortes de gaiola, seguindo-se compridos de enorme valor e lides empolgantes.
Como sempre toureou com um toureiro do top, não evitando confrontos com quem quer seja e seja aonde for... sendo por isso lider em Portugal e Espanha de corridas "Mano a Mano". sendo também por isso e tudo o mais, Rei…

FRANCISCO PALHA

Se no 1º toiro, o mais complicado da corrida, cumpriu, no 2º esteve ao seu melhor nível, com uma soberba serie de curtos…

FORCADOS:


Muito bem os Grupos de Vila Franca e Alcochete., com  destaque para o forcado João Luz, dos Amadores de Vila Franca. Pega monumental, a valer duas voltas à arena. A esta valente pega ao terceiro da noite, juntam-se as que fizeram os forcados Pedro Silva, ao terceiro intento e João Matos à terceira tentativa.
Pelos Amadores de Alcochete, foram na linha da frente, João Machacaz, Diogo Timóteo e Manuel Pinto, em consumações ao primeiríssimo intento.