MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Para mim a Golega este ano vai estar mais pobre...

Aproxima-se a Golegã  mas este ano falta gente que tornava a Feira diferente


Inexoravelmente a vida tem destas coisas, o SENHOR Dr. Filipe Figueiredo "Graciosa", era uma das poucas pessoas com quem gostava de falar do cavalo e da equitação em toda a parte e também na Golegã . Deixou-nos, mas pior que isso, arrastou consigo o conceito puro da amizade, do senhorio, da franquesa e da lealdade, que hoje por hoje pouco se vêm ..


Imutável no ser e no Ribatejanismo, o meu amigo SENHOR Fernando Palha, era na Golegã como em qualquer parte onde estivesse, um símbolo e como tal uma referencia dum estar em Ribatejano. As suas histórias de vivencias camperas, representavam o campo, o povo e a fidalguia, tudo isto envolto em Portuguesismo do bom...  


Angel Peralta marcou como ninguém, de forma Indelével com a sua filosofia de vida e o seu romantismo a minha formação como homem e como aficionado caldeando o nosso relacionamento de amizade profunda. A Golegã sem a sua imponente presença não é a mesma coisa...

Depois de repousar o pensamento nestes amigos, recordei a crónica que escrevi há anos e que passo a transcrever, por me parcer cada vez mais actual.


Está á vista de toda a gente a extraordinária obra do Sr. Dr. José Maltez, ninguém a contesta e todos tecem naturalmente justos elogios, mas a tradicional Feira de S. Martinho globalizou-se, com o que isso tem de positivo, mas também de negativo, já que as estruturas básicas são as mesmas e a tradição esbateu-se nos modernismos que atentam contra as minhas recordações do passado.

A Feira hoje já não é popular, e se é verdade que a qualidade dos equideos melhorou substancialmente, já em termos de equitação, a qualidade, o saber eo bom gosto foram sendo alterados em muitos casos, pela presunção "parvenue" dos alpinistas sociais, que enchem os alcatruzes da nora da vida, no movimento ascendente, nora essa que atravessa na horizontal todas as famílias. Lá diz o ditado : Não procures geração, porque encontrarás, puta, padre, paneleiro ou ladrão....
Hoje a GOLEGÂ é assim :
A "Água pé" e o abafado desapareceram quase por completo, dando lugar ás cervejolas, ao Whisky e mais recentemente ao Gin, que se bebe com tudo até com pepino. A Rainha mãe bebia diáriamente o seu gin sem nada dessas porcarias que lhe misturam hoje... mas era a Rainha Mãe...
As tascas que serviam dobrada, bacalhau com grão e uns frangos á cafreal ou no espeto de duvidosa qualidade, têm hoje como sucedâneos os grelhados de carne Arouquesa, Alentejana, Mirandesa etc... ou então os porcos empalados cujo o tempero melhora com a poeira levantada pelos caminhantes e pelo perfume dos cagados dos cavalos…
A falta de sitíos para as pessoas se sentarem para descansar, é notória como aliás sempre foi, com a agravante de que agora há muito mais gente e os lugares são os mesmos, e ainda por cima muita malta nova perdeu o respeito pelos mais velhos e alapam-se ás cadeiras a beber, a dormir e por vezes a vomitar sem se lembrarem de dar os lugares ás senhoras e aos mais velhos, com problemas nas ancas, nos joelhos, nas costas e noutros sítios que não devem ser chamados para este assunto.
O cheiro da merda dos cavalos é pestilento, nada comparado com o cheiro quase agradável da merda antiga, do tempo em que os cavalos não eram alimentados com rações compostas.
As noites são infernais, com uma mistura de bebados e bebedas, a que se junta música em altos berros, flamengo foleiro, ténis de todas as marcas, camisolas de Rugby, umas T'shirt's de uso feminino descaídas que deixam o ombro á mostra, bem como uma alça do soutien, normalmente com laivos de sujidade da boa.
Actualmente já não se houve frases do genero: Apresenta-me a tua prima ou a tua amiga. Está quase tudo apresentado e a tutear-se, e muitos a comerem-se como se não houvesse amanhã..
Os urinois públicos são os mesmos mas com bichas maiores á porta e a urina a invadir todo o chão como se das cheias de Lisboa se tratasse. As das senhoras, não sei mas faço ideia....
Encontrar com quem falar de cavalos e equitação com propriedade e humildade é tão dificil como encontrar um "milho-rei" numa escamisada…
Os cavalos passaram a ter dois nomes como as pessoas. Antigamentte havia o Zé, o toino o Alipio e o Manel, hoje há o Zé Jorge, o Toino Evaristo, o Alipio Ezequiel e o Manel Alfredo. Nos cavalos, o Foguete, o Lampiao, o Esperto e o Gazela, deram lugar ao Foguete da Pachaxa, ao Lampiao da Bruxa, ao Esperto do Paposeco, e ao Gazela da Banana Manca...  
Os capotes Alentejanos que tinham as suas cores genuínas, foram adulterados por todas as cores. Só me falta ver os capotes com a marca á vista tipo "LACOSTE". 
 Já há selas Azuis cueca, vermelhas e verdes…
Nas casas de comidas só há vinhos Alentejanos e do Douro, nada de vinhos ribatejanos…
As linguas Portuguesa, Alentejana, a Espanhola e mais tarde a Francesa, que se falavam na feira, deram origem a uma invasão de tantas outras linguas, que mais parece que a Golegã é a "Torre de Babel"...
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...
Dou comigo neste momento a meditar nesta frase de Eça de Queirós: "Quem não admirará os progressos deste século ???!!!".
Quanto ao passado, restam saudades da voz rouca e ronfenha dos altifalantes da época, dos xailes sobre a cabeça das mulheres do povo, da´água - pé mal cosida, das pilecas (que as havia...), da lama em dias de chuva e da falta de tudo que a civilização aportou nas últimas décadas.
Hoje as conversas puras e entendidas sobre os cavalos como individuos e a sua linhagem, foram substituidas pela retórica patega, o convivio salutar deu lugar a arremedos de elitismos em todas as classes sociais. O fandango e o fado deram lugar ao flamengo, o beber por prazer transformou-se na obrigação de se embebedar, e em função de tudo isto assiste-se a uma peregrinação de jovens ã Golegã, sem Deus ou Santo para adorar, numa manifestação anárquica á qual o cavalo passa ao lado.
Antigamente íam á feira todos os amantes do cavalo e havia cavaleiros trajados a rigor e mulheres bonitas e bem vestidas, hoje vai toda a gente quer goste ou não de cavalos...


Cançao do dia - A vida... tem sempre razao..


Aeminium - Prémio imprensa...

Resultado de imagem para burladero joao queirós


Prémio imprensa - PRESTIGIO

Sr. João Queirós

O prémio imprensa 2019 da Tret Aeminium, foi atribuído ao Sr. João Queirós pelo seu cumprimento intransigente da filosofia editorial que sempre impôs á revista "Burladero" que superiormente dirige há várias décadas, bem como a defesa que tem desenvolvido como crítico e aficionado, pelo toureio apeado em Portugal e pela interpretação do toureio a cavalo clássico.

El Viti - Repouso e classe = Arte...


Alternativa de Manzanares (Pai)...


Toiros - Antigamente nos Açores ainda era pior - Veja...


quarta-feira, 30 de outubro de 2019

"Ovaçao e Palmas" cancela corrida do Cartaxo...

Pese embora o excelente ambiente á volta da encerrona de Parreirita, a empresa viu-se obrigada a adiar a corrida, dadas as condições atmosféricas...



Vá ver Parreirita na 6ª feira. Nao falte...

Cançao do dia - Minha história...


Temporada 2019 de Duarte Pinto...

"2019 – 10 anos de alternativa, com poderio, consistência e consolidação de Duarte Pinto!”
Resultado de imagem para duarte pinto
Uma importante temporada de 2019 com 16 corridas realizadas, 28 touros lidados (2 sobreros), de ganadarias diversas com níveis de bravura, grau de dificuldade e encastes muito diferentes.
Duarte marcou presença em grande parte das importantes praças, datas e cartéis da temporada taurina nacional com corridas de qualidade em prol de muita quantidade.
Duarte iniciou a temporada na forte corrida inaugural do Campo Pequeno com uma importante atuação, seguindo-se Vila Franca, Montijo, Chamusca, Cartaxo, Benedita, Monforte, Idanha-a-Nova, Paio Pires, Reguengos de Monsaraz, Monforte (repetição), Nazaré, Estremoz, Sobral de Monte Agraço, Amieira terminando na importante feira de Alcácer do Sal.
Foram atuações importantes, consistentes e poderosas, adaptadas a cada tipo de touros que merecem lides distintas, em que o respeito pelo público, pela verdade toureira e pela competição estiveram bem vincadas.
A quadra de cavalos é um dos grandes trunfos com 7 cavalos que permitem grande poderio, diversidade e emoção, por toda a sua qualidade, nas atuações de Duarte Pinto! Visconde, Barão e Hábito (os três do ferro Ortigão Costa) Vigo e Forte (ambos do ferro da Quinta da Lagoalva), Espetáculo (ferro Oliveira Martins – MJ Oliveira) e Cesário (ferro Sociedade das Silveiras) são as “estrelas e companheiros” que tanto merecem destaque.
Ao apoderado das últimas 12 temporadas, Luís Miguel Pombeiro, aos bandarilheiros Joel Piedade e João Ferreira, a toda a equipa de tratadores dos cavalos (Virgínia, Ricardo, Fernando, Flávio e Pedro), à veterinária Teresa Falcão, ao ferrador César e ao meu pai Emídio Pinto, por tudo o que significa e me ajuda, o meu muito obrigado por serem realmente especiais e tão importantes no sucesso das temporadas!
Os treinos para a nova temporada de 2020 já são intensos porque a evolução e constante melhoria, como cavaleiro e toureiro, estão sempre bem presentes nos objetivos!

Aeminium - Beirão (ã) ilustre...




Prémio Beirã Ilustre 

 Drª Luísa Mendes Jorge 

A Tert. Aeminium, distingue a Srª Drª Luísa Mendes Jorge, natural da Nave de Haver, como

 "Beirã Ilustre", pelo trabalho desenvolvido ao longo da sua carreira em torno da raça brava,

 ao qual há a juntar a sua afición por todas as tauromaquias incluindo as populares.

Toiro virou a jaula com dois tipos em cima...


Évora - Assim esteve Filipe Gonçalves...


O gajo da saia no Parlamento disse que é livre de a usar...


Resultado de imagem para rafael esteves martins no parlamento

Rafael Esteves Martins, assessor de Joacine Katar Moreira, deputada do Livre, deu que falar por usar saia no Parlamento no seu primeiro dia na Assembleia da República. Em entrevista com Manuel Luís Goucha, no Você na TV, na TVI, garantiu que a escolha da saia não teve "uma intenção" uma vez que é apenas "um assessor".
Não, há uma questão: eu estou há três anos fora do país, em Oxford, como leitor de português, em Londres é normalíssimo homens de saia, em Nova Iorque é normalíssimo homens de saia, tudo é normal. 

Respondemos Nós : Em Londres e em Nova Iorque, de facto o que se vê mais são homens de saia… ( é mesmo parvo o gajo (a) e pateta) é mesmouma bicha tonta.

Eu sou livre de escolher se eu ando de saias ou sem cuecas", afirmou Rafael Esteves Martins, de 31 anos.

Respondemos nós : Também é livre de levar na peida… mas por mero exibicionismo, faz pena… mete  dó.

Ele há cada um...


Pega - Derrote violentissimo...


terça-feira, 29 de outubro de 2019

AEMINIUM - Prémios Prestigio ...

A tertúlia "Aeminium" entrega no seu jantar de gala 2019 os seus prémios prestigio…

Resultado de imagem para tertúlia aeminium
Ficou decidido na última reunião, que acabariam os prémios de triunfadores da temporada por se chegar á conclusão de que os mesmos por serem aleatórios, nunca seriam unanimes. Além disso, segundo a direção, a vulgarização deste tipo de prémios, mais razão dá á sua recente tomada de posição, enquanto isso, os prémios prestigio são como sempre foram, atribuídos àqueles que na vida se tornaram distinguidos enobrecendo a "FESTA" ou em defesa desta. 


Presidente da Tert. Aeminium - Alcides E. Santo
PRÉMIOS 2019 

Prestigio:

CAVALEIRO - Fernando Salgueiro da Costa
IMPRENSA - João Queirós
EMPRESA - Paulo Vacas de Carvalho
FORCADO - Manuel Pires de Lima
INSTITUIÇAO - Sector 1...
AFICIONADO DISTINGUIDO - Manuel Paim...

Prémio BEIRAªO (ã) ilustre :

Drª Luísa Mendes Jorge

Prémios Titulo póstumo:

Dr. Filipe Graciosa
Joaquim Bastinhas
Ricardo Chibanga

NOTA - Decidiu ainda esta Tertúlia, associar-se ao grupo de Forcados Académicos de Coimbra e em conjunto atribuírem o prémio "Prestigio e Notoriedade - Aficcion Coimbrã"  a José Luis Gomes...

PS - A partir de hoje publicaremos a justificação para cada um dos prémios...


O Ps já nao é o que era incluindo o que dis respeito á tauromaquia...

Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito, disse   Albert Einstein

Resultado de imagem para manuel alegreResultado de imagem para ministra da cultura graça fonseca
Resultado de imagem para antonio costaResultado de imagem para mario soares

O PS actual (Graço Fonseca e A. Costa) ao contrário dos velhos socialistas (Soares e Alegre) descobriu uma maneira facílima de ser intelectual sem ligar duas ideias, mas há duas coisas que não tem discussão possivel: 1º -os países não podem ser uniformizados e padronizados nos comportamentos, 2º -  a cultura não se pode abolir por decreto. tem de se respeitar a diversidade. 

O PS actual, que permite ás claras a aliança entre a maioria da imprensa e o poder judicial e dá força e importância a grupelhos "patós" levando-os a sério dando mesmo a ideia que os temem, tornam-nos cada vez mais indefesos. Muitos dos que nutriam uma certa simpatia por esse partido, mesmo continuando a votar nele embora sem convicçao, estão a ponto de o abandonar, por concluirem ser o seu chefe COSTA uma cana agitada pela ventania de anos de atentados ao Estado de direito, de mentiras berradas em primeiras páginas, de difamações, de injúrias, de factos distorcidos à medida, de um absoluto desprezo pela privacidade das pessoas, de voyeurismo, de divulgação de peças em segredo de Justiça, da exibição de interrogatórios judiciais e de manipulações da defesa de grupelhos e de lóbis totalmente afastados da realidade.


A imprensa está podre, só publica o que vende, nem que para isso atente contra a história, as tradições e os costumes...


Isto está quase a bater no fundo, o lóbi Gay incluindo panascas de urinol, os ANTIS que pensam na violência das corridas de toiros mas não veem a violência do futebol, das telenovelas, dos reality shows, das gueras  e factos passados nos noticiários das televisões, parecem ter tomado conta desta merda...... 


O programa deste Governo de urbano-depressivos exibicionistas, não faz referencia ás bandalheiras que referi, mas preocupa-se com a idade mínima  para que os jovens possam ir ás corridas...

Será um bom prenúncio ???

NOTA : Começou hoje uma telenovela na SIC onde para abrir um filho vê o pai ser morto a tiro e é raptado. Estamos ainda em horário nobre e isto ñ faz malas crianças com menos de 16 anos? São só as touradas que só mostra aos filhos quem quer???



.