MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Temporada 2019 de Duarte Pinto...

"2019 – 10 anos de alternativa, com poderio, consistência e consolidação de Duarte Pinto!”
Resultado de imagem para duarte pinto
Uma importante temporada de 2019 com 16 corridas realizadas, 28 touros lidados (2 sobreros), de ganadarias diversas com níveis de bravura, grau de dificuldade e encastes muito diferentes.
Duarte marcou presença em grande parte das importantes praças, datas e cartéis da temporada taurina nacional com corridas de qualidade em prol de muita quantidade.
Duarte iniciou a temporada na forte corrida inaugural do Campo Pequeno com uma importante atuação, seguindo-se Vila Franca, Montijo, Chamusca, Cartaxo, Benedita, Monforte, Idanha-a-Nova, Paio Pires, Reguengos de Monsaraz, Monforte (repetição), Nazaré, Estremoz, Sobral de Monte Agraço, Amieira terminando na importante feira de Alcácer do Sal.
Foram atuações importantes, consistentes e poderosas, adaptadas a cada tipo de touros que merecem lides distintas, em que o respeito pelo público, pela verdade toureira e pela competição estiveram bem vincadas.
A quadra de cavalos é um dos grandes trunfos com 7 cavalos que permitem grande poderio, diversidade e emoção, por toda a sua qualidade, nas atuações de Duarte Pinto! Visconde, Barão e Hábito (os três do ferro Ortigão Costa) Vigo e Forte (ambos do ferro da Quinta da Lagoalva), Espetáculo (ferro Oliveira Martins – MJ Oliveira) e Cesário (ferro Sociedade das Silveiras) são as “estrelas e companheiros” que tanto merecem destaque.
Ao apoderado das últimas 12 temporadas, Luís Miguel Pombeiro, aos bandarilheiros Joel Piedade e João Ferreira, a toda a equipa de tratadores dos cavalos (Virgínia, Ricardo, Fernando, Flávio e Pedro), à veterinária Teresa Falcão, ao ferrador César e ao meu pai Emídio Pinto, por tudo o que significa e me ajuda, o meu muito obrigado por serem realmente especiais e tão importantes no sucesso das temporadas!
Os treinos para a nova temporada de 2020 já são intensos porque a evolução e constante melhoria, como cavaleiro e toureiro, estão sempre bem presentes nos objetivos!