"2019 – 10 anos de alternativa, com poderio, consistência e consolidação de Duarte Pinto!”
Uma importante temporada de 2019 com 16 corridas realizadas, 28 touros lidados (2 sobreros), de ganadarias diversas com níveis de bravura, grau de dificuldade e encastes muito diferentes.
Duarte marcou presença em grande parte das importantes praças, datas e cartéis da temporada taurina nacional com corridas de qualidade em prol de muita quantidade.
Duarte iniciou a temporada na forte corrida inaugural do Campo Pequeno com uma importante atuação, seguindo-se Vila Franca, Montijo, Chamusca, Cartaxo, Benedita, Monforte, Idanha-a-Nova, Paio Pires, Reguengos de Monsaraz, Monforte (repetição), Nazaré, Estremoz,
Sobral de Monte Agraço, Amieira terminando na importante feira de Alcácer do Sal.
Foram atuações importantes, consistentes e poderosas, adaptadas a cada tipo de touros que merecem lides distintas, em que o respeito pelo público, pela verdade toureira e pela competição estiveram bem vincadas.
A quadra de cavalos é um dos grandes trunfos com 7 cavalos que permitem grande poderio, diversidade e emoção, por toda a sua qualidade, nas atuações de Duarte Pinto! Visconde, Barão e Hábito (os três do ferro Ortigão Costa) Vigo e Forte (ambos do ferro da
Quinta da Lagoalva), Espetáculo (ferro Oliveira Martins – MJ Oliveira) e Cesário (ferro Sociedade das Silveiras) são as “estrelas e companheiros” que tanto merecem destaque.
Ao apoderado das últimas 12 temporadas, Luís Miguel Pombeiro, aos bandarilheiros Joel Piedade e João Ferreira, a toda a equipa de tratadores dos cavalos (Virgínia, Ricardo, Fernando, Flávio e Pedro), à veterinária Teresa Falcão, ao ferrador César e ao meu
pai Emídio Pinto, por tudo o que significa e me ajuda, o meu muito obrigado por serem realmente especiais e tão importantes no sucesso das temporadas!
Os treinos para a nova temporada de 2020 já são intensos porque a evolução e constante melhoria, como cavaleiro e toureiro, estão sempre bem presentes nos objetivos!