MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Toiros - Os artistas e o doping...

O doping não é bom, mas há que ter em conta que : 




 Os registos do uso das substâncias que melhoram o desempenho físico começaram na antiguidade, com o intuito de comemorar rituais religiosos, celebrar as vitórias das guerras, preparar os atletas para as competições etc 
  Há 300 anos antes de Cristo, os egípcios iam à guerra sob o efeito da papoula, os vikings aumentavam sua força com a droga bufoteína. Em 2700 anos antes de Cristo, na China, o imperador da dinastia Cheng, escreveu sobre uma planta local que causava efeito estimulante – tinha efedrina, a Machuang, sendo muito utilizada para aumentar a disposição dos guerreiros no combate, aplicada para aumentar a produtividade do trabalho e recomendada para melhorar a performance dos esportistas chineses.
 Os incas mascavam folhas de coca e conseguiam percorrer por 5 dias uma distância de 1750 km na altitude. Os astecas de Tarahumara, do norte do México, mascavam um estimulante das raízes do cacto, o Peiote, permitindo que eles conseguissem percorrer longas distâncias durante 1 a 2 dias....
  
Qual seria o motivo que sempre levou os artistas a consumirem drogas e álcool em demasia?

Como os hormônios da sociedade, as artes e a música, historicamente moldaram a consciência, a compreensão e o significado da humanidade, facilitando a evolução da nossa visão da vida. Mas de onde vem toda essa inspiração? Para muitos artistas e músicos, a inspiração criativa vem no abuso de drogas e álcool para expandir a sua consciência e para tocar em emoções profundas. Na verdade, muitas das obras mais célebres do mundo da arte, da literatura e da música, foram o criadas sob a influência com abuso de drogas e álcool.
Nada disto nega esta verdade indiscutivel :, "O problema só se tornou premente quando o desporto humano, ou animal, ou misto, passou a envolver dinheiro".
O problema hoje em dia, no que diz respeito aos cavalos e toiros, passou a ser discutido, porque há um movimento muito minoritário, que quer- sabe-se lá com que intenção, ou baseado em quê, que animais e homens sejam uma e a mesma coisa.
A noção de que as regulamentações bem-estaristas oferecem uma proteção significativa aos interesses dos animais não podia ser mais errada.  O resultado disso é que os padrões que exigem que seja dado um tratamento “humanitário” aos animais são interpretados no sentido lúdico e cego, que tenta proteger os toiros e cavalos, mas não protege lagostas, ratos, baratas, galinhas em aviários nem ão pouco os humanos abusados e em dificuldades.

Qualquer palermice, serve hoje em dia para que meia dúzia de frustrados recalcados, se manifestem com um barulho que não é representativo da sua expressão, e o pior, é que os aficionados dão troco a essa gentuça...