MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Tirado do blogue de Manuel Peralta



O inteligente


No começo do Séc. XIX era chamado para dirigir a tourada um aficionado de prestígio a que se chamava "Inteligente".
Assim, nos registos dessas épocas e já no Séc. XX, podemos verificar os convites para a Praça de Toiros de Santarém a Nuno Infante da Câmara, Eduardo Sequeira, José Maria Antunes, João Marcellino de Azevedo, Victorino Froes e outros excelentes aficionados, que não eram remunerados mas a quem a Empresa oferecia uma prenda.
Mais tarde as nomeações passaram a ser feitas pela Direcção-Geral dos Espectáculos e ao "Inteligente" passou a denominar-se "Director da Corrida", que era em geral um antigo toureiro.
Presentemente essa nomeação é feita pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais, tendo os candidatos de prestar determinadas provas relacionadas com o conhecimento do toureio em geral e com o Regulamento do Espectáculo Tauromáquico.
Desde a chegada dos toiros à Praça, coordenação do sorteio dos toiros, manutenção da ordem e orientação de todo o espectáculo, a responsabilidade é do "Director da Corrida" que é assessorado por um médico-veterinário e pelo comandante da polícia.
Nos meios tauromáquicos de Portugal o "Director da Corrida" continua hoje a ser conhecido por "Inteligente”.


Publicado por Tordesilhas |