MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Uns tourearam e outros cortaram





Este é o fado dos lusos em terras de Cervantes, e desta vez voltou-se a repetir em Talayuela.
Enquanto os espanhóis José Miguel Callejón, Raul Martin Burgos e Roberto Armendáriz cortaram apêndices oferecidos pelo presidente da praça, depois de montarem o seu “número do caballito”.
Os portugueses Paulo Jorge Santos, João Moura Caetano e Francisco Palha, que mostraram as diferenças que há em termos de montar a cavalo (aí a vantagem vai inteiramente para Caetano), lidar e templar.
Paulo Jorge Santos, mostrou que as actuações que tem tido em Espanha lhe deram mais traquejo, e fazem dele um toureiro maduro que certamente irá continuar o seu percurso como cavaleiro, que deverá ter mais oportunidades. Cortou duas orelhas ao oponente e saiu triunfador.
João Moura Caetano continua a espalhar nos ruedos de Espanha aquilo que melhor sabe fazer: lidar o toiro, e acreditem que é bastante difícil. Caetano amadureceu muito, ganhou calo e hoje já tem estatuto para vir a ser incluído nas grandes feiras e disposto a aceitar novos desafios. Continua muito bem montado, com surpresas que ainda podem acontecer esta temporada, e na hora de matar “já lhe apanhou” o sítio que lhe permite não claudicar na sorte suprema.
Esteve certeiro com um só rojão e cortou os dois apêndices, sendo igualmente o triunfador.
Francisco Palha apertado pelas actuações anteriores e os cortes de apêndices, não facilitou e viu-se logo na forma como abordou o oponente dobrando-se com ele. Nas bandarilhas mostrou desembaraço, e não fosse estar pesado com o descabello a história seria outra. Apenas cortou uma orelha.
Os hastados de El Madroñal saíram bem à medida dos artistas e só a sua nobreza permitiu o corte de tantas orelhas por parte dos castelhanos.