MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 21 de abril de 2012

Guerra António Manuel Cardoso- Alvarenga - Bolota - Francisco Penedos

Eu até nem sou de cá..., mas isto está quentinho, está bom...


Últimos comunicados de António Manuel Cardoso e Miguel Alvarenga


Comunicado

A Toiros e Tauromaquia, na pessoa de António Manuel Cardoso, vem esclarecer que a noticia ontem publicada pelo “Blogue Farpas” , não corresponde integralmente às afirmações que ali se produzem em seu nome, pelo que, dado o melindre da situação, vem esclarecer:
1.      Recebi um telefonema do Senhor Miguel Alvarenga, inquirindo sobre o estado clínico do cavaleiro João Maria Branco, que apodero e depois de lhe comunicar qual era a situação do jovem ginete, o Senhor Alvarenga abordou a questão dos espectáculos de Reguengos e Santarém, que se anunciam com a mesma composição a 6 e a 10 de Junho.
2.      Disse-lhe que o cartel de Reguengos de Monsaraz foi elaborado de acordo com o apoderado do Luís Rouxinol, Senhor Francisco Penedo, porque o dia 10 de Junho coincide com a data da comemoração dos 25 anos do seu cavaleiro.
3.      Pediu-me o representante do toureiro, que considerasse também a possível inclusão do Rouxinol Jr, ao que de imediato a empresa acedeu, tudo isto depois de ter falado antecipadamente com o meu companheiro e amigo Sr. João Pedro Bolota, sobre as datas da “Feira de Santarém”, tendo este dito que não haveria corrida a 10 de Junho por causa do calendário do Campeonato Europeu de Futebol.
4.      Fiquei descansado e tranquilo e de imediato ficou fechado o cartel intitulado “Corrida Comemorativa dos 25 Anos de Alternativa de Luís Rouxinol”, um espectáculo que tem os apoios do Município e Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.
5.      É verdade, que quando no passado dia 17 começou a constar que haveria também a intenção de fazer uma corrida em Santarém no dia 6 e com o mesmo cartel, tive com o Senhor Penedo uma reunião onde foi debatida esta questão, tendo ele apresentado como solução, que iria tentar tirar de Santarém o Rouxinol Jr e assim o cartel já não era igual.
6.      É verdade, que comentei de imediato que afinal o jovem é que iria ficar prejudicado e que não achava sensato se terem comprometido para Santarém, quando já o haviam feito para Reguengos antecipadamente. O representante do toureiro afirmou então que se a nossa empresa entendesse, poderia dar outra composição ao cartel do dia 10 em Reguengos, tirando o seu toureiro.
7.      Ficámos perplexos e a meditar.
8.      Em momento algum afirmei que iria “apagar” o Luís Rouxinol do mapa de contratações da empresa. Comentei com o Senhor Miguel Alvarenga o que pensava, porque também sou apoderado, que esta postura era uma má gestão para o toureiro, mas não disse nem podia ter dito, que o Rui Bento afirmara ….. “por culpa destes apoderados tratoristas, etc…etc”.  O Senhor Rui Bento não deve ser incomodado com este assunto, nem teria o direito de evocar o seu nome.   
 9.      Do resultado da nossa conversa, transformada na referida noticia, é abordado o tema da “APET”. A única coisa que tenho a dizer é que as palavras não são minhas, mas sim de quem escreveu. 
10.   Senão, vejamos: “fazem reuniões, comprometem-se todos… etc”. Percebe-se que, se fossem palavras minhas, estaria escrito “fazemos reuniões, comprometemo-nos todos… etc”. É um parágrafo de comentário de Senhor Alvarenga e nada mais.
11.   Sou uma pessoa lúcida, não trago para o exterior os problemas de Toiros e Tauromaquia, nem da APET, nem sou informador da comunicação social. Fui fundador, dirigente, agora também e como sempre associado, defendendo acerrimamente a APET portanto,” a bota não bate com a perdigota”.
12.   Em resumo, o texto que saiu no “Farpas Blogue” tem afirmações feitas por mim, tal como as descrevi, mas também muitos contornos, feitos à imagem de quem o escreve. O que disse,  assumo. Tudo o mais obviamente é excessivo e da responsabilidade do redator da notícia.
13.   Finalmente, não quero deixar de fazer notar que, o que parecia uma conversa informal a dois, foi transposta em noticia para Farpas Blog, de uma maneira algo distorcida. Constato que, o estado clínico do João Maria Branco serviu apenas de pé de dança para o tal Baile Armado. Assumo a “armadilha”, mas o autor do telefonema, que me conhece, sabe que eu tenho dado preferência na minha vida à verticalidade e nunca fugi à verdade.
14.   Que o Farpas Blogue continue a trabalhar em prol da defesa da nossa festa que é tão querida e direi amada pelos portugueses, é uma acção que se louva. Que coloque frases suas como sendo alheias, é bem mais discutível e pouco ético.
António Manuel Cardoso
20.04.2012

Comunicado - Alvarenga


Em resposta – por que se impunha – ao comunicado que me foi enviado pelo empresário António Manuel Cardoso (“Toiros & Tauromaquia”) e já está amplamente divulgado noutros blog’s e sites de tauromaquia, pretendo esclarecer o seguinte:

1 - Primeiro que tudo, não retiro uma vírgula de tudo o que ontem foi escrito e, nomeadamente, das declarações, via telefone (telemóvel, para ser mais claro) que me foram prestadas pelo empresário António Manuel Cardoso.
2 - Segundo, o referido empresário conhece-me há cerca de trinta anos (30) e sabe, também, que eu tenho dado preferência na minha vida à verticalidade e que também nunca fugi à verdade.
Vamos por partes.
3 - Telefonei-lhe, sim senhor, para saber do estado clínico do jovem cavaleiro que apodera, João Maria Branco e se estaria ou não em condições de actuar dia 28 em Estremoz. Mas esse telefonema aconteceu na passada quarta-feira, dia 18, após duas tentativas anteriores, na véspera, numa das quais lhe deixei uma mensagem e na outra fui por ele atendido, dizendo-me que estava numa reunião e me ligaria mais tarde. Fê-lo no dia seguinte, quarta-feira. Como se pode confirmar através da notícia que, sobre esse assunto (João M. Branco) publiquei no blog na quarta-feira.
4 - Ontem, quinta-feira, dia 19, perto do meio-dia, telefonei novamente ao empresário António Manuel Cardoso – mas o assunto não foi o estado clínico do cavaleiro João Maria Branco. Como bem se lembrará, telefonei a pedir um comentário sobre o facto de, na véspera, ter tido conhecimento da realização de uma corrida em Santarém a 6 de Junho com o mesmíssimo cartel da que ele anunciou para Reguengos a 10, quatro dias depois. Não houve, no telefonema de ontem, qualquer menção ao estado clínico de João Maria Branco.
5 - Certamente que ao abordar o empresário António M. Cardoso sobre o assunto Santarém/Reguengos, ele sabia que não estava a ter comigo, como alega, uma “conversa informal”. Pessoalmente, tanto me faz o que o empresário pensa ou não pensa do caso. Fi-lo como jornalista e o António Manuel, quando falou comigo, sabia que estava a falar com o jornalista e não a ter uma simples “conversa informal”.
Tanto que o sabia que me falou inclusivamente de outros assuntos (nomeadamente da possibilidade de um acordo publicitário, colocando nos seus cartazes o logotipo do “Farpas”…). Por isso, não pode agora alegar “armadilhas”, conversas distorcidas ou coisas afins.
6 - Não existe, no texto publicado, reafirmo e insisto, nenhum “contorno feito à imagem de quem o escreve”. O que lá está, repito, foi textual e itegralmente o que o empresário me disse.
Nomeadamente, tudo o que confirma no seu comunicado e ainda outras coisas que, por terem menor interesse, não mencionei.
7 - É verdade que me contou a história da montagem do cartel de Reguengos, as conversas com o apoderado Francisco Penedo, as anteriores e a seguinte a ter conhecimento do mesmo cartel em Santarém. Disse-me, como ele próprio confirma, que apoderado Penedo tinha proposto tirar o filho de Rouxinol do cartel de Santarém para que o elenco não fosse igual e comentou que não fazia sentido “ser o miúdo a pagar as favas”.
Disse-me também que dissera ao apoderado de Rouxinol que assim, em Santarém seria “a despedida de solteiro” e em Reguengos “o casamento”, tal a repetição de festejos comemorativos dos 25 anos de alternativa do cavaleiro.
Sugeriu, é também verdade, que a empresa de Santarém deveria modificar os cartéis, com base nos toureiros que contratou, por forma a que o de dia 6 de Junho não fosse iguel ao de dia 10 em Reguengos e disse-me, como está escrito, que se Bolota não conta este ano com Ventura, poderia eventualmente trazer outro espanhol, Pablo, Cartagena ou Leonardo.
8 - É verdade que fez severas críticas à APET (Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos), afirmando que “não valia a pena fazerem reuniões, fingirem que se respeitavam todos e depois virem cá para fora borrar a pintura”.
É verdade que me disse que, se não alterassem o cartel de Santarém, estava a pensar seriamente em “pôr fora da sua carroça”, foi exactamente este o termo, o cavaleiro Luis Rouxinol, ou seja, tirá-lo de todas as corridas para que o contratara. Disse mais: que tinha dito ao apoderado Penedo que, a levar desta forma a carreira do toureiro, “ele jamais passaria de rouxinol a canário”. Enumerou as corridas todas, próximas, em fins-de-semana seguidos, em que o toureiro participa, concluindo que “indo a todas”, qualquer dia “já ninguém o podia ver”. Lembrou-me, inclusivé, que sempre apoderou Figuras do Toureio, a começar pelo saudoso José Mestre Batista, e que nunca geriu assim a carreira de um toureiro.
9 - Disse-me, reafirmo, que “embora nem fale com ele, quem tem razão é o Rui Bento quando diz que os apoderados de hoje são tractoristas, etc.”.
Resumindo: não “inventei”, não o costumo fazer, nenhuma declaração, nem tão pouco escrevi qualquer coisa que não me tivesse sido dita pelo empresário António Manuel Cardoso.
A conversa telefónica com o empresário ocorreu, repito, ontem, quinta-feira, perto do meio-dia.
10 - Ao final da tarde, perto das 19 horas, recebi novo telefonema de António Manuel Cardoso.
“Miguel, não abri todo o dia o computador, mas estou farto de receber telefonemas a dizerem que saíu no ‘Farpas Blogue’ um comunicado ou declarações minhas a dizer mal do Bolota, do Penedo, da APET…” – disse-me.
E eu expliquei-lhe que o que tinha saído no blog era exactamente o que ele me tinha declarado de manhã, a propósito da repetição de cartéis em Santarém e Reguengos, que fosse ler para confirmar.
“Ligaste-me para saber do estado do Branco e depois falámos disso, não foi?” – acrescentou o empresário. E eu relembrei-lhe:
Não, para saber do Branco foi ontem que falei. Hoje foi pelo caso dos mesmos cartéis…
“Então vou ler o blog e depois ligo, deitas-te tarde?” – perguntou.
Deito-me tarde, podes ligar à hora que quiseres – expliquei.
Ligou perto das 23 horas:
“Já li e vou mesmo ter que fazer um comunicado para esclarecer algumas coisas” – informou.
E fez. Mas, repito: não retiro uma vírgula a nada do que ficou escrito nesse texto. 11 – 11 - Mantenho integralmente tudo o que escrevi e tudo o que António Manuel Cardoso me disse – além de outras coisas que disse e não escrevi.

 Miguel Alvarenga
“Farpas Blogue”