MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Alcácer do Sal

Toiros de Cunhal Patrício e com todas as caracteristícas desta ganadaria, que nada tinham que ver com "Dias Coutinho" - como já vi referido -, até porque nem estavam no tipo dessa ganadaria...
Meros problemas técnicos... que impediram nesse dia a visão dessa e de outras evidências cobertas pelo manto diáfano do servilismo e duma pobre vingançasita...
Reuniões mais ajustadas, só com toques ou porradões, tipo reuniões de calçadeira que infelizmente se vêm por aí com uma certa regularidade. Há cavalos que não deixam pôr um ferro sem levar com o toiro...

Estava talvez um pouco mais de meia casa e o espectáculo teve bons momentos, porque os toiros tinham que tourear e deram emoção.

Cavaleiros:

João Moura -

No primeiro toiro andou sem grande brilho, o cavalo com o ferro "Nano Bravo" que não conhecia, serve mas não o vejo com brilhantismo para uma figura do toureio como Mestre João Moura. Talvez em Espanha com os toiros com outro andamento ganhe outra expressão. 
No segundo toiro esteve já mais perto do que é capaz de fazer e a que nos habituou. Parou com o "Rio Frio" e sacou nas bandarilhas um cavalo que foi de Vitor Ribeiro com o qual praticou o seu toureio. Bem a lidar dentro do seu estilo e bem a cravar com batidas no piton.

Rui Fernandes -

 Está segurissimo e consegue impor o seu toureio á maioria dos toiros. As lides são variadas aliando os numeros modernistas á emoção na maioria dos ferros.
De saída andou correcto, mas foi nos curtos, sobretudo com o "VIVALDI " que mais chegou ao público num toureio mais em curto que permite ao cavalo expressar-se de melhor e mais entendível maneira.
Duas boas e completas actuações, dentro daquilo que o consagrou na época passada.
O cavalo de saída com o ferro "Peralta" está a evoluir de bom modo.

João M. Caetano -

No primeiro toiro, um dos piores da corrida, esteve bem aguentando barbaridades a escassos metros do toiro, rematando com bons ferros de alto a baixo na vertical e sempre ao estribo ou mesmo por diante.
No segundo toiro mostrou um toureio com o "ARAMIS"que já não se via há muitos anos ( de poder a poder ), em que esteviveram contidas as regras de ouro do toureio a cavalo, e tem mais três cavalos a fazer o mesmo tipo de sorte.
Quanto ás tais regras, temos:
1-  O cite de poder a poder que foi duradouro e repetido para que o toiro o visse bem.
2 - As vantagens dadas que não podiam ser maiores pois deu toda a praça ao toiro.
3 - Os remates que foram ao estribo e de alto abaixo.
4 - Como se não bastasse, repetiu três vezes no mesmo Sítio a mesma sorte dando assim a possibilidade, de todos concluir-mos que nada foi por caso ou por recurso.
5 - Nos curtos com o "Temperamento"escolheu a distância em que o toiro se arrancava mais franco e arreando mais, transmitindo assim o máximo da emoção com o máximo de temple.
Não foi por acaso que teve música ao segundo comprido...
Fugindo do chamado toureio da moda, João Moura Caetano pratica na realidade um toureio diferente.

Zoio e Batista, estiveram ontem presentes em Alcácer por interposta pessoa...


Grp de Lisboa - a quem tocou o pior lote, pegou os 3 toiros á terceira.
Grp de Alcochete - tiveram uma boa tarde pegtando dois toiros á primeira e um á segunda por Vasco Pinto que efectuou a pega da tarde.