MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 26 de junho de 2012



Pedaço da História taurina de México, e tributo aos aficionados Mexicanos, por M. Peralta G. e Cunha


A tradição e cultura taurina no México remonta ao ano de 1526, depois dos espanhóis terem levado para aquelas terras toiros bravos.
Tradição que se manteve e naquele território da América Latina desenvolveu-se a criação de gado bravo e os festejos taurinos passaram a fazer parte dos eventos lúdicos de muitas vilas e cidades.
Mais tarde com o aparecimento de toureiros locais e a construção de praças onde se realizavam as corridas, a tauromaquia mexicana foi-se consolidando, passando a fazer parte da sua cultura.
Se os portugueses deixaram no Brasil o idioma e a religião, os espanhóis também o fizeram no México mas conseguindo acrescentar o gosto pelas corridas de toiros, sendo célebre a informação escrita de Hernán Cortés, datada de 3 de Setembro de 1526 para o imperador Carlos V:
“Otro día, que fue de San Juan, como despaché este mensajero, llegó otro, estando corriendo ciertos toros (…)”
Não é por acaso que foi na Cidade do México que foi construída a maior praça de toiros do mundo, com capacidade para mais de 41.000 pessoas (sentadas), tendo sido inaugurada em 16 de Fevereiro de 1946 com toiros da ganadaria de San Mateo para os matadores Luis Castro “El Soldado”, Manuel Rodríguez “Manolete” e Luis Procuna”.
México que mantendo a tradição de lidar toiros ao uso de Espanha, tem também alguns grupos de forcados que executam e bem a arte portuguesa de pegar toiros.
Olé México!