MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Crónica do Campo Pequeno

Destacamos o curro extraordinário de apresentação e comportamento, dos herdeiros de "ANTÒNIO SILVA", as actuações de Sónia Matias e Brito Paes e a noite redonda do Grupo de Santarém.



A praça tinha um pouco menos de meia lotação.

Marcelo Mendes

Confirmou a alternativa e não esteve nos seus melhores dias. Acusou a responsabilidade, e nos compridos esteve vulgar e precipitado. Melhorou nos curtos, mas ao arriscar demasiado nos ladeares acabou por cair, tendo em consequência deste aparatoso acidente um final igualmente precipitado. Nos ladeares na cara do toiro é vulgar chegar aos extremos com êxito, mas dá-me a ideia que a forma como o cavalo se desloca com o pescoço do cavalo demasiado encurvado em comparação com a forma como este dá o dorso, pode lhe causar outros dissabores...
Marcelo tem valor ás carradas, já lhe vi grandes actuações, e quando temperar o entusiasmo e resolver alguns problemas de arranjo dos cavalos, as suas prestações vão melhorar e muito, de qualidade.

Sónia Matias

Teve nesta noite uma das melhores actuações que lhe vi. Serena e com um toureio sério e de verdade atingiu um altissimo nivel. Dois ferros em que deu a primazia ao toiro, são de execução perfeita e de grande verdade. Com um toureio tipado neste registo evidenciado nesta noite, a qualidade ganha uma dimensão diferente, situando-a num plano de alta qualidade que como se viu, ela sabe executar e bem....

Brito Paes

Outra actuação de grande nivel nesta noite marcada por toureio sério. Brito Paes já há muito que merecia uma noite assim no Campo Pequeno. A receber o toiro esteve bem com o novo cavalo com o ferro "Asso. Criadores de Aveiro" que confirmou uma elasticidade e um sítio brilhantes. Nos curtos sacou o cavalo novo com o seu ferro e esteve perfeito a lidar e a cravar, brilhando ainda nos ladeares perfeitos. Com este cavalo, tem um recorte que ficará na memória de todos aqueles que gostam do toureio a cavalo e do cavalo toureiro.
Pode ter sido esta actuação o clik para outros voos, que sempre tem feito para merecer.

Duarte Pinto

Uma actuação marcada por ferros extraordinários, quiçá os melhores da corrida. Tem no entanto que imprimir outro ritmo ás lides, para que o público valorize doutra maneira os seus desempenhos. Com tanto valor exibido e com tão boa equitação, merece outras compensações da parte do público, mas para isso não pode deixar arrefecer as suas actuações com preciosismos na colocação dos toiros.
Duarte Pinto a cravar é um dos cavaleiros que mais se aproxima da verdade, quando resolver este pequeno detalhe, estará próximo do apogeu do toureio clássico.

Tiago Carreiras

Rubricou uma boa actuação principalmente nos curtos. Com garra, atingiu um bom nivel em que sobressaiu  o penultimo ferro, marcado fortemente pela emoção e espectacularidade. Procurou sempre chegar ao público, mas na minha opinião, um pouco mais de serenidade dava outra dimensão ao seu toureio.

David Oliveira

Ao nivel de cavaleiro praticante, com um toureio baseado em sortes á tira esteve bem.

FORCADOS:

Grupo de Santarém - Uma noite redonda com três pegas á 1ª, para o grupo de Forcados mais antigo. Os forcados da cara, António Grave de Jesus, João T. Vaz Freire e João Brito, estiveram perfeitos e foram bem ajudados. Estes dois últimos forcados estão num grande momento...

Grupo de Montemor - Com o lote mais duro, cumpriu dignamente, destacando-se o cabo José Maria Cortes com a pega mais dura da noite. Fred Manzarra Caldeira e João Caldeira, resolveram os problemas que lhe foram apresentados.