MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

"Los heterodoxos del toreo"




Há alguns dias numa visita a casa do meu caro amigo Fernando Hilário, que foi grande empresário e enorme forcado, tropecei num livro de José Alameda que ele logo fez o favor de me emprestar, mas que só há três dias comecei a ler devorando-o de seguida, e estando já práticamente relido.

Quero hoje e aqui afirmar, que devia ser leitura obrigatória para todos os que escrevem de toiros. As criticas á generalidade dos critícos são de rara violência e naquelas em que me revejo, fazem-me pensar a sério...

ALAMEDA tem vários livros publicados, e quero ver se encontro os outros porque fiquei impressionado.

Vou citar alguns trechos das primeiras páginas do livro, que me parecem pertinentes:

1 - Ao largo de uma vida, me tocou sem o procurar, conhecer muito a fundo a festa dos toiros e os seus protagonistas, faliveis como homens, mas dignos do maior respeito pela própria indole da sua profissão e do seu risco...

2 - Há três tipos de crónica, a didática, a galante adereçada  desde o principio  pela hiperbole que benefecia a polémica, e a ponitificante em que os autores incorporam os sais da vida, para sua própria vantagem...
Aquela que não considero crítica nem coisa que se pareça é a que hoje vocifera e ofende, lastimando a dignidade alheia por desconhecer a sua.

3 - A critíca fundamentalista cai por inteiro, pois nem cumpre os seus fins, nem tais são os seus propósitos, transformando o que escrevem em panfletos ou em pasquins...

NOTA - Nos próximos dias vou continuar a publicar trechos deste livro, que me pareçam pertinentes...