MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Corrida de Santar´em - CRÓNICA...


Pouca gente num espectáculo com poucos motivos de interesse...

Um concurso de ganadarias pobre cujos exemplares apresentados, justos se apresentação e na maioria desprovidos de classe, não permitiram que os toureiros se luzissem.


JOAQUIM BASTINHAS

A um toiro distraído, andarilho e com arrancadas de manso que tinha deficuldades em se fixar, deu uma lide séria, a única lide possivel.
De salientar o 2º comprido e os curtos, em que teve que jogar tudo, arriscando e só assim conseguindo curtos de muito valor.
Para se avaliar as dificuldades do toiro, basta dizer que o público compreendendo essas dificuldades, nem pediu como é hábito o par a duas mãos com que Bastinhas normalmente acaba as suas actuações.
Ficou para quem viu, a seriedade e o saber de um toureiro que toureia todos os toiros e que dá a cada um a lide correcta.

SÓNIA MATIAS

Tocou-lhe igualmente um toiro dificil. A cavaleira esforçou-se mas esteve um tudo nada abaixo do que foram aquelas tantas e tão boas actuações que teve este ano.

PEDRO SALVADOR

Com emoção a rodos preencheu a sua actuação, e além do mais, teve ainda toda a lide pensada sem precipitações, dando assim uma diferente dimensão ao seu toureio.

MARCELO MENDES



Tocou-lhe o toiro mais fácil, que toureou a gosto e com gosto.
Nos curtos esteve brilhante tirando o máximo partido do "ÚNICO", esperando o toiro que citou em ares de escola bem conseguidos.
Considero esta actuação, das melhores que lhe vi, não esforçando os cavalos e relantizando todo o seu desempenho.

MARA PIMENTA

AA Mara Pimenta


Até este domingo tinha-a visto sempre bem, mas sem problemas de maior a resolver. Neste dia, teve uma queda feia que a podia ter afectado, mas reagiu com raça e toureria sobindo uns bons degraus na consideração dos aficionados presentes que não lhe regatearam aplausos.

FORCADOS - Os Grupos de Santarém e Évora cumpriram sem grandes alardes..

Com os Prémios de Apresentação e Bravura foi distinguido ( embora discutível) o toiro da ganadaria Lopes Branco...