MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Fui a tribunal defender a liberdade de imprensa ...

Neste caso a liberdade de imprensa está em causa...

liberdade-de-imprensa

 A Liberdade de imprensa deve ser analisada sobre os aspectos subjetivo e objetivo de referido direito, de modo a contribuir para a compreensão de sua importância nas democracias contemporâneas. Ainda, perpassa-se pela previsão nos instrumentos de proteção global e regional dos direitos humanos, bem como pela concepção da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Por fim, busca-se demonstrar a relevância da divulgação de ideias e do debate livre e aberto para a consolidação da democracia.
 Á liberdade de imprensa na Constituição, é conferida especial importância ao caráter objetivo dessa liberdade, em razão do comprometimento do sistema constitucional pátrio com a igualdade material.
A liberdade de imprensa é tida como positiva porque incentiva a difusão de múltiplos pontos de vista, incentivando o debate e por aumentar o acesso à informação e promover a troca de ideias

O ex ministro Carrilho, homem que sempre lidou mal com a imprensa e não só..., nunca hesitou em utilizar a imprensa para atacar adversários. Em entrevistas com títulos como "Marcelo é pura gelatina política", mas também em artigos de opinião, como aquele no DN em que desfazia a liderança de Ferro Rodrigues. Mas não perdoou quando António Barreto escreveu uma crónica em que lhe chamava "um homem sem qualidades", "rasca", "suburbano" e "sonso". Queixou-se aos tribunais, mas a justiça acabou por reconhecer a Barreto o direito à opinião. 




Vem tudo isto a propósito daquilo que está em causa neste julgamento.
O sr. Presidente da ANGF parece não saber conviver com a impremsa. No tribunal estávamos quatro critícos tauromáquicos, dois como réus, um a quem o dito Sr. deixou de falar diante de testemunhas ( que sou eu), e outro que foi agredido pelo mesmo sR. em plena praça do Campo Pequeno. Para mim, isto quer dizer alguma coisa, para os leitores não sei.


A propósito do que se passou no tribunal de OEIRAS, é evidente que o advogado dos queixosos, por engano, ou esquecimento, já que por incompetência não foi certamente, apresentou queixa no tribunal de Oeiras, o que foi contestado pelos advogados dos réus e aceite pela Meretíssima Juiz.

Estas falhas processuais acontecem por vezes. Ainda em Agosto foi adiada uma corrida importante por um esquecimento.

O Gabinete de advogados que defende o Sr. Miguel Alvarenga existe, eu próprio já lá estive a pedir aconselhamento e posso afirmar a categoria rara das instalações e a competência dos causidicos.

Quanto ao Sr. Dr. Costa Monteiro que suspendeu por uma questão de ética, as suas funções na Prótoiro - e bem na nossa opinião e por isso louvamos a atitude, embora esta posição pecasse por tardia - terá que assumir agora na nossa maneira de ver, a mesma coerência no que diz respeito á ética...

Quanto ao mais recente comunicado, as inverdades eos insultos falam por si.

Estive para não falar neste assunto, mas depois do que li ontem, decidi escrever para desfazer dúvidas...