MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 4 de outubro de 2014

CRÓNICA DO CAMPO PEQUENO...

Triunfos de Bastinhas numa actuação sem falhas e do FORCADO João Braga, numa corrida em que Gilberto Filipe, Tomás Pinto e Miguel Moura também se destacaram







































Dos toiros da ganadaria Vinhas, o segundo foi o melhor, 3 cumpriram e dois não serviram.
Foi emocionante ver a homenagem e o respeito dos aficionados para com o Ganadero...   




JOAQUIM BASTINHAS


Começou a lide á moda antiga, correndo o toiro sem o dobrar aguentando assim o toiro inteiro. Cravou os melhores compridos da corrida, e os curtos foram cravados em sortes perfeitas pelo piton da verdade. Lidou sem exageros de voltas, encontrando facilmente, com um saber de experiência feito, o sítio e a distância, que são tão só as bases primordiais do toureio quer este seja a cavalo ou apeado.
Rematou com o "CARTIER" em sortes de adorno, quando o toiro já estava completamente entregue porque toureado.
O Cavalo "AMOROSO" mostrou ser a grande revelação desta temporada no que diz respeito a cavalos de toureio.
O público aplaudiu de pé demonstrando o respeito pelo toureiro que está a atravessar um dos melhores momentos da sua carreira.  


ANTÓNIO RIBEIRO TELLES


Começou bem a lide e seguia embalado nos curtos par uma boa actuação, até que o toiro se inferiorizou, agarrando-se ás tábuas, não permitindo mais luzimento ao toureiro da TORRINHA.


VITOR RIBEIRO


Tocou-lhe o pior toiro da corrida.
Logo no primeiro comprido foi agarrado violentamente de mau modo, dando o toiro a indicação forte de que se atravessava. O toiro piorou ao longo da lide, não dando sítio ao cavaleiro.
Talvez se o cavaleiro tem apostado num toureio mais em curto, acabasse por sair menos comprometido das sortes. 


GILBERTO FILIPE


Foi um dos triunfadores da noite. Muito melhor nos curtos que nos compridos, acabou por confirmar o bom momento que atravessa. Os ferros tiveram a emoção do toureio moderno com batidas perfeitas e com raras passagens em falso, sendo ainda de louvar a forma como cavalo permitiu a absorção da investida do toiro no momento do ferro. O entusiasmo que pôs no seu desempenho foi contagiante e chegou ao público.
A sua colhida junto ás tábuas perto do fim da corrida, quase não influenciou negativamente tudo o que fez de bom.
Será bom não esquecer que este toureiro, tem ainda uma boa margem de progressão, e que quando melhorar ligeiramente a sua posição a cavalo bem como a técnica da cravagem, mais de alto a baixo, o seu toureio ganhará a classe, que dará outra dimensão áquilo que faz.
O seu veterano cavalo de ferro Coimbra é extraordinário.


TOMÁS PINTO


Começou com uma sorte de gaiola que não resultou, mas ficou o valor de a ter tentado. Nos compridos esteve correcto e nos curtos roçou o brilhantismo.
O seu toureio está a  evoluir de forma muito positiva. Mais concentrado e com sortes mais próximas da verdade.
A próxima época será certamente a confirmação deste toureio novo deste jovem toureiro.


MIGUEL MOURA


Apresentou-se em Lisboa muito mais seguro em tudo o que fez. A sua evolução depois desta época em Espanha é enorme e aproximou-o muito mais da matriz Mourista no que diz respeito ao ritmo, espetacularidade e á lide.
Se é certo que sempre prometeu, agora está a confirmar aquilo que dele esperavam os aficionados, até mais rapidamente do que se previa dada a sua juventude.


Forcados - Boas pegas dos Grupos de Santarém e Montemor, com grande destaque para o pegão de João Braga do GRUPO montemorense...