MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Crónica de Beja - Mais de meia casa...


Um espectáculo agradável de seguir, em que Bastinhas deu o mote para os seus companheiros...


Os novilhos cedidos por vários Ganaderos cumpriram, com destaque para os dois exemplares da ganadaria de "Gregório Oliveira". 

JOAQUIM BASTINHAS

Na 53ª actuação desta temporada, Bastinhas mostrou novas facetas da sua versatilidade toureira. Com um toiro que saiu distraido, o cavaleiro começou por lidá-lo fixando-o, para depois cravar os compridos de forma digna. Nos curtos desenvolveu o seu melhor toureio numa série empolgante, montando o "Amoroso" dentro da verdade e classicismo, que este extraordinário cavalo lhe permite. Depois sacou o "Sol" e cravou um ferro de emoção com forte batida como que a provar que também sabe intepretar o toureio moderno. Por fim terminou montado no "DUQUE", cravando um par a duas mãos, com o toiro quase no meio da praça, como há vários anos lhe não via, fazendo lembrar os pares que cravou em tempos, por exemplo com o Trinco, o Xeque Mate e o Vip, pondo nessa época esta sorte em moda ...

TITO SEMEDO

Recebeu á "portagaiola" um toiro duro com arreões de manso. Com estes problemas a resolver, impôs o seu toureio, escolhendo bem os terrenos do toiro e a distância, conseguindo uma actuação de grande mérito.
A sua evolução esta temporada é notória...

SÓNIA MATIAS

Balanço Estatístico da carreira de Sónia Matias


Nos compridos esteve bem, mas foi nos curtos que brilhou a grande altura. Montada no "SULTÃO" conseguiu a melhor actuação que lhe vi esta época, não sendo precisos os violinos que tão bem executa, para chegar ao público.
Verdade e pureza marcaram a sua actuação...

PEDRO SALVADOR

Pedro Salvador Detido

O tremendismo vive paredes meias com este toureiro. Ninguém lhe é indiferente, porque a emoção é constante, como é constante a sua ligação ao público. Cravou ferros de arrepiar, mas menos velocidade ao lidar teria dado outra dimensão áquilo que fez...

JOANA ANDRADE

Teve uma actuação meritória dado o facto de pouco ter toureado entre nós. Gostei acima de tudo da forma como recebeu o hastado com um bom cavalo mas dificil. Nos crtos esteve correcta mostrando garra e vontade.

JOÃO MARIA BRANCO

Recebeu bem o toiro com um cavalo que não lhe conhecia, para depois sobressair numa brega vistosa, rematada com ferros de valor.
Andou sereno em todo o seu desempenho, pecando ligeiramente pela cravagem um tanto traseira...

Forcados : Os Grupos de Cascais e de Beja pegaram bem num espectáculo em que os toiros e novilhos não apresentaram problemas...