MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Crónica de Estremoz...

Deus escreve direito por linhas tortas...





Fui a Estremoz e assisti a uma boa corrida.
João Moura teve no primeiro toiro uma lide do melhor que lhe vi nos últimos anos. António Ribeiro Telles esteve brilhante no 5º da tarde. Francisco Cortes suplantou tudo o que dele se podia esperar.
Depois da polémica que se instalou á volta de Francisco Cortes e a praça da sua terra, e da ostracização deste toureiro em anos anteriores, a carga psicológica sobre o cavaleiro era enorme, e só um valor desmedido o podia atirar para um êxito redondo como aquele a que assisti.
Não sei de que murmúrios foram fitas as preces do cavaleiro nesse dia, mas mesmo distante quanto pode estar das devoções místicas um agnóstico como eu, acredito que a deusa dos toureiros derramou nesse dia na familia Cortes a benção da justiça...

FORCADOS:

Boas actuações dos grupos de Santarém e Alcochete.

A minha homenagem aos forcados David Romão e Ricardo Tavares que se despediram deixando um rasto de valentia e senhorio, na imagem do ser forcado...