MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Crónica de Montemor o Novo - Um hino á aficcion...

As corridas em Montemor o Novo são sempre um hino á aficcion..

Resultado de imagem para praça de toiros de montemor o novo

A praça de toiros de Montemor o Novo, gerida por Símão Comenda e Paulo Vacas de Carvalho, é indiscutivelmente o taurodromo que mais aficionados entendidos tem por metro quadrado, e esta circunstancia não acontece por acaso. Acontece pela qualidade e originaliidade dos carteis apresentados, aos quais se sobrepõe só uma aficcion desmedida, e acontece também pela história e união do grupo de forcados da terra, ex-libris duma forma de estar na vida com paixão intensa,
Falar com antigos forcados do Grupo de Montemor em dia de corrida da feira da sua terra, é quase como ouvi-los rezar á Nª Srª da Visitação, padroeira da terra. 



Para se entender as gentes Montemorenses, há que conhecer a sua história. 
O concelho recebeu forais dos reis D.Sancho I (1203) e de D.Manuel (1503) e teve um importante papel no combate à ocupação castelhana (1580 – 1640) e durante as invasões francesas (início do séc. XIX).
A época do apogeu de Montemor-o-Novo foram os séculos XV e XVI, em que à prosperidade trazida pelo comércio se aliava o facto de a corte permanecer por largos períodos em Évora, o que tornava a vila palco frequente de acontecimentos políticos de relevo, com a realização de cortes e a permanência do rei no Paço dos Alcaides.
Em Montemor, em 1496, tomou D.Manuel I a decisão histórica de mandar descobrir o caminho marítimo para a Índia, durante os conselhos gerais que se realizaram na cidade.
Perante o exposto e não só, afirmo com convicção, que para mim, ir a Montemor o Novo e conviver com os amigos e assistir a uma corrida séria, é refazer-me de nacionalidade.
Da corrida há a salientar o bom curro de toiros e as excelentes actuações de Rui Fernandes no seu 1º toiro, de Manuel Telles Bastos também no 1º que lidou e de João Moura jr, que esteve extraordinário no último da tarde. 
Forcados : 
Boas pegas, sendo de realçar a pega de Francisco Barreto e a despedida de João Braga e Jorge Mendes, bons forcados que sempre andaram na FESTA por Bem...