MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Ontem - MOITA - Sinfonia em 3 andamentos...



Sinfonia completa em 3 andamentos : Clássico, moderno e apoteótico...

Há um certo paralelismo entre uma sinfonia musical, e aquilo a que assistimos ontem na Feira da Moita.
Se numa sinfonia se atende ao tratamento rítmico até mesmo ao tipo de orquestração, relembrando‑nos muitas vezes sonoridades próximas da Sagração da Primavera. No entanto, é também possível ouvirmos sonoridades que remontam a um saudoso classicismo, onde o classicismo está colocado em primeiro plano, como no segundo andamento, em que as doces texturas contrastam com o primeiro andamento, rítmico, enérgico e por vezes quase agressivo e visceral. 
O terceiro e último andamento remete‑nos para um ambiente próximo do primeiro, um pouco mais elaborado a nível do contraponto e da orquestração, levando assim a uma maior tensão como forma de preparar um clímax final.

PAULO CAETANO

Para  mim, o desempenho do maestro Paulo Caetano, representou o 1º andamento duma sinfonia com o classicismo em primeiro plano, com imagens que me ficaram na memória, que em paralelo com a música me levaram ás sonoridades próximas da Sagração da Primavera na obra de Stravinski.

DIEGO VENTURA

Usou uma linguagem mais cromática, enérgica e turbulenta, equiparando as suas lides, ao registo do 2º andamento, compondo assim com impressionismo, o material usado nesta que é considerada a primeira grande obra de Stravinski, preparando no sexto toiro uma maior tensão para o climax final.

J. MOURA CAETANO

3ª andamento foi ver Moura Caetano, foi ver a arte de seu pai num registo transformador, foi a admiração libertária numa busca estética que extrapolou em muito os limites da harmonia respeitosa de Haydn ou jocosa de Mozart. Beethoven f afirmando-se como antena da raça e catalisador das transformações deste tempo novo na união entre o Classicismo (império da razão e da beleza) e o Romantismo (era da emoção e do sentimento em versão taurina.).

CLIMAX FINAL

Em todos os andamentos da corrida, pairou a elegância da forma, a educação e o respeito pelos interpretes, nos brindes, no andar na praça, isto tudo num estar em senhorio que ás vezes tão arredio tem andado...

FORCADOS - AP MOITA

Seis toiros pegados á primeira, é Obra !!!

 Como nos movimentos da sinfonia, allegro com brio e allegro vivace, os músicos (os forcados do AP. MOITA) interpretaram a sua arte, com alma, numa afinação total que brilhou no climax final...