MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

2018 - Cavalos que mais se destacaram com Duarte Pinto...

Cesário, Espectáculo e Visconde, foram os três cavalos que mais se destacaram na quadra de Duarte Pinto em 2018.

CESÁRIO,
Ferro Sociedade das Silveiras, Baio, Luso-Árabe


O cavalo Cesário consolidou esta temporada de 2018 um sitio difícil que o levou a ser considerado um dos que melhor permite executar o toureio clássico.
Quando o vi as primeiras vezes, qualifiquei-o precipitadamente como só um bom animal visto pelo prisma morfológico com pouca habilidade, esquecendo-me eu de que um cavalo com aquele volume só depois de muito ginasticado chega á sua verdadeira dimensão toureira.
Esta temporada, com mais um ano de trabalho, vi-o pela 1ª vez muito bem em Alenquer. Daí até á última corrida que toureou, a evolução foi fantástica...

ESPECTÁCULO
Ferro Oliveira Martins Irmãos, Palomino, Luso-Árabe


"O Espectáculo" não pode ser tido - como se diz em gíria hípico-taurina - como uma montada espectacular. Mas como é fortíssimo ( tem a força que quer), ao poder com todos os toiros como mostra poder, dá uma enorme segurança ao ginete, com o que isso tem de importante no inicio das lides. Junta a tudo isto uma enorme valentia e a habilidade miníma para não se deixar agarrar.

VISCONDE,
Ferro Ortigão Costa, Preto, Anglo-Luso-Árabe-Hanoveriano


 O "Visconde" é já um consagrado que dispensa elogios, no entanto não quero deixar de chamar á atenção dos leitores para as raças que entram na sua matriz, que deixam adivinhar as dificuldades que o ginete teve que vencer para o convencer a tourear.