MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Praça MÉxico - Deus no Céu e Ventura na terra...

Ventura na Praça México subiu da terra ao céu do mundo taurino…



Depois de se encerrar com 6 toiros em Huelva, Espartinas, Ronda, Sevilha e esta temporada em . Madrid, factos únicos na história do toureio. 
Depois de ser premiado com duas orelhas e rabo em "Las Ventas", facto único que não acontecia há 40 anos naquela praça. 
Depois de indultar um toiro em Múrcia - que não é o mesmo que indultar um toiro num Pueblo - .
Depois de ter sido injustiçado por algumas empresas no principio de 2018. Eis que Ventura chega ao México, onde há 6 anos foi torpedeado - sabe-se lá por quem -, acabando por conseguir com o seu talento o que nenhum rejoneador conseguiu até hoje, voando da terra pró céu do mundo taurino, onde só moram os verdadeiramente eleitos.

O que se passou foi isto :

Após tourear o primeiro que lhe coube em sorte, esteve pesado a matar, e os cerca de 40 mil espectadores presentes silenciaram o seu labor. Mas eis que quando anunciavam o toiro "Fantasma" da ganadaria de Henrique Fraga, Ventura entra na praça montando o "Bom Bom" ( cavalo que começou a tourear a meio da temporada ) com a garrocha ao ombro, e se coloca na porta dos curros, Abre-se a porta e de rompante sai o "Fantasma" que segue o cavalo, ao que o "Bombom" responde com galope certo e seguro, dobrando-se sem se desunir, para depois do cavaleiro pegar nos rojões deixar que estes os colocasse de forma correcta.
Ventura foi buscar o "Sueño" e tudo o que se passou a seguir pareceu um sonho. Verdadeiros galopes ao revés, contra passagens de mão p'rás tábuas em terrenos impossíveis, um quiebro cingido, outro quiebro este a recuar, que aconteceu numa situação de improviso, e outro ainda em que recua do meio até ás tábuas recebendo o toiro quase inteiro no limite do impossível.
Seguiu-se o desempenho de Ventura montando o "Gitano" que enlouqueceu mais o público, com dois quiebros pela esquerda que resultaram em 2 ferros em sorte de "Violino", sorte nunca vista por terras Astecas.
Entretanto Ventura não estava contente embora o público em uníssono gritasse "TORERO", "TOREO" e agistasse lenços brancos, e aparece montado no "Dólar", e quando tirou a cabeçada ao cavalo é impossível descrever a reação dos aficionados. Sem cabeçada, com o toiro no meio da praça, crava o melhor par que vi ao binómio (Ventura/Dólar), entrando recto, mas recto á séria, carregando a sorte, cravando em todo o alto.
Por fim quando já se adivinhava o desenlace, montado do "Toronto" crava três palmitos um deles em sorte de violino, e acto continuo é concedido o indulto ao "Fantasma" que Ventura com alma toureira, ainda brinda com derechasos e passes de peito, para depois se emocionar até ás lágrimas.



Estava instalada a loucura na México…

Telefonei logo ao meu amigo João Zuquete e repassámos toda a carreira do génio nosso amigo, sem nos esquecer-mos daqueles que como nós sempre acreditámos no Diego e que por formação desconhecem as palavras oportunismo e traição…

Viva Ventura!!!

Ventura é o maior...