MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

AGala dos Académicos de Coimbra e a sua História...

Ao pensar nos Académicos de Coimbra vem-me á ideia uma obra de "El Lebrijano" intitulada "La Perssecucion" que começa Assim :

Libres como el aire
Libres como el viento
Como las estrelas
In el firmamento…


Cabo actual Ricardo Marques e cabo Fundador Ant. Motarroio Farinha
A Gala 2018 deste grupo de amigos que tem já 57 anos de história, teve como fio condutor - como já é habitual - a preocupação cultural que vai alimentando o pensamento desta gente, que não vive em função de ser forcado ( têm outros interesses desportivos, académicos e profissionais na vida), embora lhes assista uma afición pura que pede messas a qualquer.
Para lhes falar de vários aspectos da Festa, este ano convidaram Emídio Pinto, Rui Bento Vasques, J. Murteira Correia e um dos empresários Espanhol que mais tem promovido os forcados no País vizinho German V. Llorent, além do vice presidente da Camara de Coimbra Dr. Carlos Cidade.


Teve esta Gala um momento de particular emoção vivido pela presença do cabo fundador Dr. Ant. Montarroio Farinha e de mais quatro fundadores, que ao ser entregue uma lembrança ao velho cabo se fundiram num abraço de saudade, mas que para os mais novos serviu como exemplo de como deve ser vivida a amizade no seio do grupo.



No momento de fado que se viveu, o maior destaque foi do Forcado Francisco Gonçalves na interpretação da celebre balada do 5º ano Médico, toda um ícone da música Coimbrã, que muito toca a um grupo em que a maioria são nascidos e criados nesta cidade e os poucos que cá não nasceram aqui se radicaram há muitos anos…

Francisco Gonçalves
Rui Bento no uso da palavra
Fadista Daniela Fernandes
Um aspecto de parte da sala vendo-se ao centro a madrinha do Grupo Srª. Dª. Manuela Redondo…

3 ex cabos - José Portela, João Cortesão e Jaime Cortesão, com Paco Caceres