quarta-feira, 3 de abril de 2019
Entrevista - J. Pedro Bolota...
Fui conversar com J. Pedro Bolota
SG = Sortesdegaiola
JP BOLOTA = João Pedro Bolota
SG - João Pedro, estavas á espera deste silencio ensurdecedor a que foste votado depois do que fizeste de bom em Santarém ???
JP BOLOTA - Talvez, porque conheço bem o mundo, mas sei viver bem com isso. Tudo o que tenho feito na FESTA tem sido essencialmente por paixão… por afición…
SG - Como foi para ti a tua história na Celestino Graça ???
JP BOLOTA - Tomei conta dessa praça quando ninguém a queria e muitos duvidaram de mim. Depois com alguns apoios institucionais montei sempre carteis com as maiores figuras, na minha gerência essa praça esgotou 3 vezes, num ano trouxe P. Hermozo de Mendonza e Diego Ventura em separado á feira, contatei grandes figuras do toureio apeado Espanhol, e já sem apoio de ninguém montei um cartel com Ventura, Morante e El Juli.
Se na temporada passada (2019) anulei a corrida anuciada foi por imposição dos toureiros e do Director de corrida, por mim a corrida ía para a frente embora á hora do sorteio tivesse cerca de 200 bilhetes vendidos.
Quero recordar ainda todo o trabalho que tive junto com Luí Pombeiro na organização do exitoso fim de semana taurino.
SG - E das outras praças que tens gerido, o que tens a dizer ???
JP BOLOTA - Tenho pouco a dizer. O meu trabalho fala por mim. a titulo de curiosidade dir-te-ei que em Setúbal investi 180 mil euros para pôr a praça a dar corridas, na Povoa fiz o que pude sem apoios de ninguém. No ano passado convidei o Pres. da Prótoiro a assistir ás duas corridas ali realizadas e por afazeres pessoais não compareceu nem se fez representar. Este ano se não autorizarem a utilização da praça da terra organizarei uma corrida numa desmontável…
SG - Como vez o mundillo quanto ao prisma da Forcadagem???
JP BOLOTA - Haver muitos grupos é mau porque alguns não têm qualidade e também porque em todos os grupos há 1, 2 ou 3 forcados bons que se diluem na mediocridade. Por outro lado é bom porque os grupos de Forcados são nas suas terras a semente de novos aficionados. Por falar em fomento da afición quero aqui recordar que organizei 5 anos, numa praça improvisada em frente á igeija de Alcochete, tentas públicas com adesão popular, mas onde a imprensa nunca se fez representar.
SG - Não achas que a imprensa taurina teve falta de memória em relação a ti ???
JP BOLOTA - Não. Tive e terei sempre o maior respeito pela imprensa, como tusabes. Talvez o maior ataque que tive foi de ti quando era empresário de Azambuja e esse facto não beliscou minimamente a nossa amizade.
SG - Acreditas no futuro da Festa ???
JP BOLOTA - Acredito. Se não acreditasse não continuava empenhado nela… há bons grupos de forcados e bons toureiros...