MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Entrevista - J. Pedro Bolota...


Fui conversar com J. Pedro Bolota



SG = Sortesdegaiola
JP BOLOTA = João Pedro Bolota

SG - João Pedro, estavas á espera deste silencio ensurdecedor a que foste votado depois do que fizeste de bom em Santarém ???
JP BOLOTA - Talvez, porque conheço bem o mundo, mas sei viver bem com isso. Tudo o que tenho feito na FESTA tem sido essencialmente por paixão…  por afición…

SG - Como foi para ti a tua história na Celestino Graça ???
JP BOLOTA - Tomei conta dessa praça quando ninguém a queria e muitos duvidaram de mim. Depois com alguns apoios institucionais montei sempre carteis com as maiores figuras, na minha gerência essa praça esgotou 3 vezes, num ano trouxe P. Hermozo de Mendonza e Diego Ventura em separado á feira, contatei grandes figuras do toureio apeado Espanhol, e já sem apoio de ninguém montei um cartel com Ventura, Morante e El Juli.
Se na temporada passada (2019) anulei a corrida anuciada foi por imposição dos toureiros e do Director de corrida, por mim a corrida ía para a frente embora á hora do sorteio tivesse cerca de 200 bilhetes vendidos.
Quero recordar ainda todo o trabalho que tive junto com Luí Pombeiro na organização do exitoso fim de semana taurino.

SG - E das outras praças que tens gerido, o que tens a dizer ???
JP BOLOTA - Tenho pouco a dizer. O meu trabalho fala por mim. a titulo de curiosidade dir-te-ei que em Setúbal investi  180 mil euros para pôr a praça a dar corridas, na Povoa fiz o que pude sem apoios de ninguém. No ano passado convidei o Pres. da Prótoiro a assistir ás duas corridas ali realizadas e por afazeres pessoais não compareceu nem se fez representar. Este ano se não autorizarem a utilização da praça da terra organizarei uma corrida numa desmontável…

SG - Como vez o mundillo quanto ao prisma da Forcadagem???
JP BOLOTA - Haver muitos grupos é mau porque alguns não têm qualidade e também porque em todos os grupos há 1, 2 ou 3 forcados bons que se diluem na mediocridade. Por outro lado é bom porque os grupos de Forcados são nas suas terras a semente de novos aficionados. Por falar em fomento da afición quero aqui recordar que organizei 5 anos, numa praça improvisada em frente á igeija de Alcochete, tentas públicas com adesão popular, mas onde a imprensa nunca se fez representar.

SG - Não achas que a imprensa taurina teve falta de memória em relação a ti ???
JP BOLOTA - Não. Tive e terei sempre o maior respeito pela imprensa, como tusabes. Talvez o maior ataque que tive foi de ti quando era empresário de Azambuja e esse facto não beliscou minimamente a nossa amizade.

SG - Acreditas no futuro da Festa ??? 
JP BOLOTA - Acredito. Se não acreditasse não continuava empenhado nela… há bons grupos de forcados e bons toureiros...