MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

P´ra que a terra nao esqueça - Francisco Salvaçao...

Francisco Salvação reproduzia dia a dia um conceito de amizade alicerçado na generosidade, na lealdade e no humor


Resultado de imagem para francisco salvaçao alcochete

Francisco Salvação, fundador dos amadores de Alcochete, aficionado de postim, destacou-se no meio taurino como organizador das famosas corridas de toiros no Campo Pequeno a favor da Liga dos Combatentes, antes do 25 de Abril e a última das quais já depois da revolução, a 26 de Setembro de 1974, que ficou célebre como a "corrida da "Maioria silenciosa".

Há muitos anos que nos unia uma profunda e especial amizade. Quando me deslocava para aquela regiao, sempre almoçávamos juntos na " Taverna dos cabroes" lugar onde o Chico almoçava diáriamente na mesa do canto. Normalmente tinnhamos por companhia o Dr. Pires da Costa, muitas vezes o Eng. José Lupi, o Dr. Joao Borges e o Antonio Costa.


Todos os anos organizava três almoços na tasca do Joao ( quase em frente á sede do Aposento), um de lampreia, outro de cabidela e outro de cozido Alcochetano... como ele dizia.

Juntava nesses dias á volta da mesa os seus amigos sem distinções sociais ou politicas, eram amigos e mais nada, mas o que mais o diferenciava e mais me identificava com ele era a lealdade total nas amizades, encarnando a máxima que diz : " os inimigos dos nossos amigos, nossos inimigos sao "...
A provar o que acabo de dizer, basta lembrar que depois do afastamento da familia Borges do C. Pequeno, nunca mais foi áquela praça...

Este poema de P. Monteiro encarna na perfeição o conceito de amizade o meu amigo CHICO :

Quero amigos leais ao meu redor
e sempre me acompanhando
Nos momentos bons e ruins
Nos espinhos e nos jasmins
Sem julgamentos e nem fins...

Cada um com seu jeito
Seu status, sua raça, sua crença
Mas sendo sempre fiel e verdadeiro
Independente das nossas diferenças .

Que me acolham...
Me respeitem
com minhas flores,
dores e todos os meus defeitos .

Tenho alguns amigos 

E os que tenho...
Quero abraçá-los eternamente!


É tolice afirmar que somos levados a ser leais até por que a lealdade não é condição ou sentimento, mas um comportamento característico, inerente, próprio pessoal, e particular... não circunstancial

Chico, agora que estás perto da minha amiga Zezinha SENHORA tua mulher, entrega-lhe os meus Respeitos...

Partiu o meu amigo Francisco Salvaçao que por excentricidade usava normalmente um sapato de cada cor e pela nossa enorme amizade escrevi estas pobres palavras p´ra que a terrra não o esqueça...