Presumir é julgar segundo certas probabilidades, é conjecturar, é supor...
Ter presunção é ter-se em conta...
"PRESUNÇÃO E ÁGUA BENTA, CADA UM TOMA A QUE QUER", já diz o velho ditado!
Devemos respeitar o nosso próximo mesmo não o conhecendo - atenção que ele pode nos conhecer demasiado bem -, nem tendo a ínfima ideia de quem se trata.
No mundo do toiro presume-se muito, sobretudo muitos que não têm o mínimo conhecimento, formação e cultura. Esses, embora livres de dizerem o que quiserem, se falam sem humildade caem no ridículo mundo das futilidades…
COMENTÁRIOS DESNECESSÁRIOS e que extravasam a dignidade de qualquer ser humano e a arte de tourear (vida privada dos toureiros) é puro dano na construção daquilo que se quer demonstrar ser...
Opiniões sem argumentação, não construtivas, impróprias e descabidas, só revelam o quanto insignificante se é, o quanto ridículo se revela e não esqueça que a ignorância e a maldade, caminham juntas.
A futilidade acompanha a ignorância e dá origem à patetice que se desculpa a partir de certa idade. A superioridade que alguns tentam demonstra é a tortura das almas ignóbeis, sem valores próprios e perdidas no tempo.
Presumir é próprio da condição humana. Uns fazem-no presumindo de pobres quando são ricos, outros presumindo de ricos quando são uns tesos, mas isto não me afecta, já quando querem parecer gente de famílias antigas e armam em senhoritos junto da populaça quando se conhecem as suas origens humildes que no entanto assentaram a sua nobreza na seriedade e no trabalho, que devia ser sempre orgulho dos descendentes.
Ouvir dizer : " Não me misturo com essa gente " ou " quem é essa gente ", são frases que repugno veemente e que me revela que quem as diz é que não sabe estar em toda a parte...