MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 25 de outubro de 2020

Diego Ventura é um renascentista do toureio a cavalo...

 Filosofando a propósito de Diego Ventura



Chamo Renascimento do toureio a cavalo  a tudo o que conduz á revalorização das referências da Antguidade clássica deata arte, que norteou um progressivo abrandamento da influência do dogmatismo e do misticismo sobre a cultura e os aficionados de todo o mundo, com uma concomitante e crescente valorização da racionalidade, do improviso, da vertente espectáculo e da criatividade. Neste processo Diego Ventura foi revestido de uma nova dignidade e tem que ser colocado no centro da Criação do toureio a cavalo contemporâneo.

Por ser assim, não tenho dúvidas em afirmar que D. Ventura é o renascentista do toureio a cavalo por antonomásia, da mesma maneira que Luís Miguel da Veiga foi o príncipe da arte de Marialva e Mestre Batista o revolucionário a caminho da verdade e Angel Peralta o centauro....