MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

P´ra que a terra não esqueça - J. Matos Silva...

 João, meu bom amigo, até sempre...













Conheci o João M. Matos Silva no Grupo de  Tomar onde coincidimos, vindo depois a afastar-nos ele para o Grupo do Ribatejo e eu para os de V. Franca. Recordo-me do 1º toiro que ele pegou, foi em Viseu por altura da feira de S. Mateus, na praça desmontável do sr. Damião na corrida de alternativa de  Sabino Duarte. Estava nesse dia acompanhado por seu pai com quem estreitei logo laços de uma futura grande amizade.

Anos mais tarde encontrámo-nos em Luanda cumprindo o serviço militar eu na " intervenção" e ele numa companhia localizada relativamente perto da Capital. Eu além do quarto na messe de oficiais tinha um apartamento alugado no Bairro "Prenda" cm o Ant Maltez, Armando Félix, J. Rhodes Sérgio,  Bé Lucas e António Melro - infelizmente já todos partiram -  e aí asilavam todos os forcados e amigos quando iam a Luanda.

Passaram os anos e quando estive requisitado em Coruche para proceder á devolução das terras ocupadas, voltei a encontrar o João. Nessa altura, nessa terra, o ambiente á minha volta e do Zé Zuquete que me acompanhou nessa missão era medonho com ameaças de morte diárias, com o atentado á bomba no nosso gabinete ( que não chegou a rebentar) etc.. Tudo isto levava a que não fosse prudente pernoitar na capital do Sorraia. O João sabendo o que estava a passar, procurou-me e ofereceu-me a casa onde passei a ficar.

Nestes últimos anos, radicado em Angola (Benguela) vinha com frequência ao nosso País refazer-se de amizades de antanho e aficcion. 

A sua actividade no Face era constante, sempre tendo em vista a tauromaquia.

O Joao partiu, mas guardo como relíquias, a sua amizade e a sua aficcion pua, P´RA QUE A TERRA NAO O ESQUEÇA:::