MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Dia de S. Martinho sem Golegã..

 Desde os meus 6 anos de idade, é a primeira vez tirando 2 anos de guerra que não estou na Golegã neste dia..


Até ir para a Esc Agric de Coimbra ía á feira de s. Martinho com os meus Pais, depois já na ERAC ía numa excursão organizada pelo prof de Zootecnia e depois de ir para Santarém e me tornar amigo do G. Zenkl ia com o Zuquete e o Manel Pópò 2 dias antes para casa da Srª Dª M. Amélia Chatelanaz Infante da Camara, começando aí as hostilidades com a matança do porco, da qual recordo um enchido esquisito (BOUDIN) receita da casa, que era uma espécie de morcela com natas.

Revia-se se estava tudo preparado, as crinas das éguas aparadas e os poldros escovados, as sementes de aveia previamente germinada em sitio escuro já estavam acomodadas para serem levadas e com elas se desenhar no meio do pátio o ferro da casa, mantimentos e água pé, muita água pé, uma charrete bem limpa e encerada para expor no alpendre e o busto do Sr. Dr. Emílio em bronze esculpido por Benlliure.

Os anos foram passando e eu fui-me agarrando modestamente ao balcão da "Cirel", hoje bar convívio, tentando agarrar migalhas de saber do mestre Diogo Serrão dos Manel e Alfredo Conde, Chico Carreira, Zé comprido, Fernando Palha, Nuno Neto, David R. Telles, José Lupi, Marquês de Angeja, Alberto Empis, Barão de Almeirim, o velho Anão do Redondo, A. Badajoz e outros mais.

Com o passar do tempo fui-me tornando reverencialmente amigo dessas figuras que iluminavam a minha afccion ao cavalo e comecei a ser convidado para almoços e jantares nas cocheiras dessa gente. Não posso esquecer a jardineira da aba feita pelo sr. Chico Carreira, os bifes do acém de cebolada do Sr. Zé Comprido, o ensopado de borrego do Sr. Anao que dentro do género eram manjares de deuses.

Deu-se o 25A e apareceram as Casetas, imitação pindérica "Parvenue" de Sevilha. O respeito pelos cavalos perdeu-se, a juventude já nem sabe o que é água pé nem gosta de cavalos, mas há sempre alguém que resiste há sempre alguém que diz não. Glória ao Manecas Jorge, Pires da Costa, Pombeiro, M. J. Oliveira, Tomix,, Jorge Ortigao, Ant. Ribeiro Telles, Rui Salvador Emidio Pinto, Manuel Paim, Ze Cortes, Vasco Tabordae essa figura impar josé Samuel lupi - último dos moicanos - e mais uns poucos....

Golega até pr´o ano....