MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Tauromaquia- Casacas feias e muito feias...

Este artigo já foi escrito por mim e publicado no Jornal Farpas há vários anos, mas como o julgo sempre actual resolvi republicá-lo...

 Há casacas feias e algumas mesmo muito feias...

O Carrasco de Paris e as casacas Luís xv


Resultado de imagem para casacas de cavaleirosResultado de imagem para casacas de cavaleiros

È evidente que as casacas nada influem no valor dos toureiros. Um toureiro pode-se apresentar com a casaca mais feia, mais chocante e mais estapafúrdia, que se estiver artista e valente , a casaca pouco importa e há vários casos destes a registar. No entanto, pessoalmente não gosto de casacas feias nem de desrespeitos pela tradição.
As casacas estilo Luís XV  (ou XIV como alguns advogam) têm um estilo, e historicamente, penso ser de bom tom respeitá-lo.
Ao ver um tipo moreno com uma casaca castanha montado num cavalo castanho, pode chegar á minha ideia a imagem de um monte das ricas terras negras da Ucrania ou outra coisa..., do mesmo modo que um tipo com uma casaca dourada com bordados sumidos de preto, me lembra um lingote de ouro com teias de aranha, ou ainda o uso de tecido de cortinado que no caso dos cavaleiros de baixa estatura me lembram uma camilha com o manto bordado, mas tudo isto tem que ver única e exclusivamente com o meu gosto pessoal e quiçá com a minha sensibilidade.
Já não concordo por razões históricas, com a troca dos bordados ás flores pelos  bordados geométricos que se vêm por aí, que pura e simplesmente não existiam nesses tempos de Luís xv, tal como não concordo com as casacas curtas, atendendo a que no tempo em que estas foram criadas se usavam pelo joelho.
Resultado de imagem para casaca traje de cerimonia homem
Fraque


Resultado de imagem para casaca traje de cerimonia homem
Casaca

Resultado de imagem para trajes de cerimonia homem
Smoking

As casacas são um trage de cerimónia, como são os fraques, os smokings, e as casacas de cerimónia, como tal, já imaginaram um fraque um palmo ou mais acima da dobra da perna? E um smoking uma mão travessa abaixo da cintura?
E uma casaca de cerimónia com dois ou mesmo três palmos abaixo do corte de onde nascem as abas?
Salta á vista que todas as nuances expostas tornariam ridiculo quem as usasse.
Por fim não posso deixar de me referir a algumas casacas das cavaleiras.
Tenho por todas elas o maior respeito e admiração, ou não tivesse sido eu a pessoa que mais toureiras apoderei no mundo (é obra), mas não concordo com as alterações ao corte arredondado das abas, aos folhos e folhinhos, aos machos no rodado, bem como a tudo o que abastarde o desenho base da dita casaca Luís XV, e mais, fazem-me lembrar a história do “carrasco de Paris”.
Eu conto: No sec XVI começaram as execuções de nobres em França, nomeadamente em Paris, estes normalmente subiam ao cadafalso com toda a dignidade, com a casaca da época (o próprio rei foi executado de casaca vestida).
Um célebre carrasco de Paris homem bem disposto e criativo, ainda que cruel como se impunha, sacava as casacas aos mortos e modificava-as com mais folhos, arredondando-lhes as abas, fazendo machos na roda das abas etc. e usava-as assim para parodiar o estilo clássico.
Será que aqueles ou aquelas que desenharam algumas das casacas que se vêm por aí se inspiraram no tal “Carasco de Paris”????


Nota: Esta história do carrasco de PARIS,  foi-me contada por … um toureiro d’outra época, quando falávamos do mau gosto de algumas casacas.