MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Crónica da Povoa...

Enquanto os prémios não forem atribuídos atendendo a vários itens como acontece na patinagem artística e na ginástica, como defendo há vários anos, haverá sempre contestação.

Vejamos este exemplo de vários itens a considerar na atribuição dum prémio:

1º - Equitação e arranjo dos cavalos.
2º - Uso de martingalas ( altamente penalizado).
3º - 1º tércio - ferros compridos.
4º- Emoção e risco.
5º - Templar e mandar.
6º - Remates das sortes.
7º - Toques nas montadas.
8º - Velocidade na execução das sortes.
9º - Reunião ao estribo.
10º Execução das sortes e remates das mesmas.
11º - lide com a respectiva escolha de terrenos e distâncias.
12º - Vantagens dadas aos toiros.

Perante estes itens a ter em conta no que toca á corrida da Póvoa, chegarão os leitores a uma conclusão mais própria e menos aleatória do que o simples gosto ou não gosto...

O curro "Vinhas", na generalidade ficaram aquém do esperado, sendo que os cavaleiros mais prejudicados com os toiros que lhe tocaram, foram: Filipe Gonçalves, M. Bastinhas e Rouxinol jr...

Ant. RIBEIRO TELLES

Depois dos compridos da ordem, iniciou e completou uma série de curtos de bom nivel, com o "Alcochete" em grande forma mostrando o grande momento que atravessa.

LUÌS ROUXINOL

Depois de colocar os compridos á tira, elevou a sua actuação numa lide em crescendo, terminando ao seu melhor nivel...

FILIPE GONÇALVES

Muito bem nos compridos sendo o último extraordinário. Nos curtos buscou a emoção com acerto, conseguindo bons ferros.
A sua actuação foi altamente prejudicada pelo o toiro saltar a trincheira, com o burburinho que se instalou na praça, e mais ainda com as outras tentativas que o morlaco fez para repetir a proeza.

J. MOURA CAETANO

Começou com compridos de luxo sendo o último verdadeiramente extraordinário de risco e emoção. Depois nos curtos, brilhou em batidas cingidas cheias de temple e mando, que fizeram chegar a emoção ás bancadas.

Nota : Sobre o temple e o mando no toureio a cavalo, falarei amanhã...

MARCOS BASTINHAS

Arriscou logo de inicio numa sorte de gaiola que não resultou porque o toiro saiu distraído, mas depois, cravou excelentes compridos dando vantagens ao toiro. Nos curtos continuou a deixar partir o toiro numa actuação em crescendo, da qual há a destacar um ferro em que recebeu o toiro quase nas tábuas...

ROUXINOL Jr

De Menos a mais com um dos piores toiros da corrida, saiu-se com toda a dignidade...

FORCADOS :

Os grupos de Montijo e Alcochete não tiveram grandes problemas a resolver,