MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 14 de abril de 2012

Corrida com toiros "PALHA" no Campo Pequeno

A corrida tão esperada pelos aficionados, na minha opinião, não desiludiu, e há que louvar Moura e Fernandes por terem aceitado tourear estes toiros, já que para Rouxinol estas trouxas são o prato do dia. Acaso Morante, Talavante, Castella, Perera etc...  toureiam MIURAS ????

É evidente que não se podia esperar uma corrida em tudo semelhante a outras que vemos por aí com toiros "MURUBE". Os "Palha" tinham que ser toureados, e tirando o 4º que saiu manso e que se adiantava muito, todos os outros cumpriram. A propósito das características desse toiro, não percebo a reacção do ganadero ás palavras de MOURA, que usou esta frase vulgar no mundo dos toiros - parecia que estava mexido - o que não significa que o de Monforte tenha insinuado que o toiro estava efectivamente mexido. Da mesma ganadaria ouviram-se coisas muito piores na última corrida de Sevilha, e não vi reacções tão prontas e ásperas como na 5ª feira.
Mudando de assunto, a praça não encheu e Rouxinol triunfou.

João Moura - No primeiro toiro esteve ao seu nivel, bregou com a espectacularidade que o celebrizou e imprimiu um ritmo ao seu labor que manteve o público preso ao que fazia. As distancias que manteve com o toiro por trás, foram minimas e lembraram as palavras sábias de alguém que um dia as definiu como as distâncias do domador.
O segundo toiro mostrou logo nos compridos ao adiantar-se, as más caracteristícas para o toureio. Talvez Moura não tenha feito a melhor opção no cavalo que sacou de bandarilhas, penso que se impunha um cavalo que lhe permitisse um toureio mais em curto, mas não é liquido que com outra montada conseguiria melhor resultado. O toiro era mesmo mau de mais... 
João Moura vai a Évora tourear dois toiros de ganadarias duras, parecendo querer mostrar este ano, que toureia tudo o que lhe largarem. Gabe-se o gesto...

Luís Rouxinol - Foi efectivamente o triunfador. No primeiro toiro andou bem, e no segundo muito bem, começando logo nos compridos com o "DOLAR" a carregar na emoção, terminando com a "VIAJANTE" a bordar o toureio.
Esteve autêntico, esteve á sua maneira. Sério e com entrega total mostrou a razão porque é um papa prémios. 

Rui Fernandes - Foram seus os ferros da noite mas não conseguiu uma lide coalhada.
No primeiro toiro, O "VIVALDI" pareceu-me que por ter sido demasiado trabalhado na mecanização das batidas a quando da preparação para esta corrida, perdeu um pouco da iniciativa que o tem levado a templar as sortes de maneira invulgar.
No segundo toiro já esteve mais próximo do seu melhor.

Quanto aos forcados destaco as pegas de João Brito pelo grupo de Santarém e Pedro Maria Gomes pelo Grp de Lisboa.
A estreia de Bernardo Patinhas pelo Grp.  de Lisboa foi dura, muito dura mesmo...
João lucas podia ter ido de forma menos precipitada para o toiro...