MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 1 de abril de 2012

Quando as pegas foram proibidas "M. Peralta G. e Cunha"


 Antiga Praça de Toiros do Campo de Sant'Ana

Ramalho Ortigão
Nos finais do século XIX, no ano de 1880 e durante o reinado de D. Luís I, na Praça de Toiros do Campo de Sant’Ana, em Lisboa, registou-se a morte, quase sucessivamente dos moços de forcado “Coradinho”, Joaquim Escuma e José Luís Pereira, tendo o Governador Civil de Lisboa proibido a prática da pega nas arenas da capital do reino, o que deu lugar aos mais vivos e emocionantes protestos.
O público em geral e os aficionados em particular insurgiram-se contra esta interdição, tendo Ramalho Ortigão publicado diversos artigos na defesa do forcado e da pega nas suas “Farpas”, onde escreveu: “não havia no mundo espectáculo mais nobremente sugestivo, mais virilmente belo, mais legitimamente português”
A pega voltou novamente a ser autorizada em Lisboa no ano de 1882.