Fazemos hoje anos a cavaleira Ana Batista, eu e o "sortesdegaiola"...
É verdade, eu e a Srª Dª Ana Batista fazemos anos no mesmo dia, mas o que tem mais graça é ter sido igualmente num dia 18 de junho que vi a Ana a tourear pela primeira vez - tinha ela 10 anos e fazia a sua apresentação em público -, e logo nesse dia fiquei tão impressionado, que a convite do pai da toureira e do Dr. Brito Paes aceitei apoderá-la, o que diga-se de passagem foi uma das melhores coisas que me aconteceram na minha vida no mundo dos toiros.
A nossa relação durou dez anos e só terminou porque eu decidi fazer o meu regresso ás origens voltando para Coimbra, mas a amizade perdurou, perdura e perdurará através dos tempos e sempre cada vez mais forte. Não há semana nenhuma em que não nos falemos ao telefone, e assim vou acompanhando quase como um irmão mais velho ou como um tio que vê nela a sobrinha perdilecta, a sua carreira e a evolução dos cavalos; Cavalos, grande paixão que temos em comum.
Todos os anos neste dia falamos um com o outro, de manhã bem cedo o que acordar primeiro telefona...
Por coincidência faz também hoje um ano que nasceu a ideia de Criar o "sortesdegaiola", no jantar em minha casa em que estavam presentes como é hábito há vários anos neste dia, os meus 3 filhos e neto, o Zé Portela, o César Pegado, o António Manuel Sousa, o Fernando Caiado e o Zé Alberto...
O dia 18 de junho é mesmo um dia porreiro p'ra mim.