MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Toureio a cavalo


Para reflectir nesta época de defeso, a todos os aficionados e cavaleiros. Para tal apresenta-se um excerto do Dr. Fernando de Sommer d’Andrade, no seu livro “Toureio a cavalo”




“… Quanto mais vagarosamente enfrentarem o inimigo, tanto mais tempo têm, cavalo e cavaleiro, para avaliarem o perigo e por isso tanto mais difícil de se conservarem com a calma requerida. Daqui, tanto mais valente é o cavaleiro quanto mais devagar conseguir tourear; tanto melhor ensinado está o cavalo quanto mais devagar se deixar conduzir.

…Um toureio, pois, que toureie com ímpeto de muitíssimo menor mérito do que outro que tourei devagar, porque o cavalo pode ter menor valentia, porque pode ser pior executante das sortes, uma vez que a velocidade, se não for de encobrir qualquer destes defeitos, visto não dar tempo à análise minuciosa do que se passa.”

Assim, vamos todos estar mais atento, e teremos uma tauromaquia melhor.

Marco António Gomes